Conheça projeto Bebê Ipasgo criado pelo governador Caiado

O projeto-piloto foi criado pelo governador Ronaldo Caiado e pretende evitar problemas em maternidades com roubos, trocas, vendas, tráficos e adoções ilegais

No dia 4 de julho, no Hospital da Mulher, em Goiânia, Felipe Neres da Mota nasceu e se tornou a primeira do projeto Bebê Ipasgo. A família do pequeno recebeu nesta quinta-feira (12) o certificado das mãos do presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), Hélio José Lopes, validando a comprovação que ele foi a primeira criança do Estado a ser registrada no projeto Bebê Ipasgo.

O projeto-piloto foi criado pelo governador Ronaldo Caiado e pretende evitar problemas em maternidades com roubos, trocas, vendas, tráficos e adoções ilegais. Ainda em fase de testes, já conta com a adesão de 29 famílias. A criança, assim que nasce, já é incluída com dependente sem carência e os pais recebem o cartão de usuário após o nascimento.

“Conversando com a mãe, vimos na prática como esse projeto é eficiente. Assim que ele saiu da maternidade, já usou sua carterinha para uma consulta com o pediatra”, comenta Hélio. A iniciativa é obra do Governo de Goiás, por meio de parceria firmada com o Instituto, Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. O Felipe realizou a biometria neonatal assim que nasce no próprio hospital.

Luana Neres, mãe do primeiro bebê contemplado pelo projeto Ipasgo contou sobre sua experiência, “Achei uma ideia fantástica. De fato, uma proposta inovadora. Traz segurança para a família; e eu, com certeza, indico a outras usuárias do Ipasgo que estão gestantes”.

As gestantes que tiverem interesse pelo projeto podem entrar em contato com a Gerência de Ação Preventiva (Geprev), pelo telefone 3238-2423, e solicitar a adesão. Assim que a fase de testes for encerrada, o Bebê Ipasgo já estará disponível no plano de assistência para que todas as gestantes façam uso.

*84 notícias com informações do Instituto de Assistência aos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) – Governo de Goiás

RECOMENDAMOS