Governador de Goiás participa do BTG Pactual AgroForum e destaca reformas que resgataram as contas públicas do estado
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participou nesta quarta-feira (13), do BTG Pactual AgroForum 2025 em São Paulo, um dos encontros mais relevantes do setor. Ao lado dos governadores de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, ele integrou o painel “Unindo Forças pelo Agro”, mediado pelo economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida. O evento reuniu líderes políticos, empresários e investidores para debater o futuro do agronegócio.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
Apresentado pelo sócio sênior do BTG Pactual, André Esteves, como parte de uma “safra de governadores comprometidos, modernos e honestos, que simbolizam o melhor que a política brasileira pode oferecer”, o chefe do Executivo goiano relembrou a situação precária em que se encontrava o Estado ao assumir o governo e as medidas necessárias para resgatar as contas públicas.
LEIA TAMBÉM:
- Tarifaço dos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor e pode reduzir preços no mercado interno
- Aluguéis residenciais têm alta discreta de 0,06% em julho, aponta IVAR
- Encontro Distrital de Educação na Saúde discute inovação e tecnologia
- A Vergonhosa Lista de Autossabotagem Profissional
“É preciso ter coragem para resgatar a governabilidade”, afirmou Caiado, ao citar as reformas administrativas e tributárias realizadas por sua gestão, que possibilitaram o desenvolvimento de Goiás.
O governador ainda destacou que a sintonia entre Executivo e Legislativo em Goiás tem permitido avanços consistentes, como a entrega de obras estruturantes que beneficiam todas as regiões do Estado. “Se o governo recua demais, ele não governa. É preciso delimitar claramente as áreas de ação. Em Goiás, uma pesquisa apontou que quase 80% dos deputados da base têm alta chance de reeleição porque entenderam que as obras são do governo em parceria com eles — não apenas do governador”, ressaltou.
Esse trabalho conjunto, explicou Caiado, resultou em conquistas como a liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a regionalização da saúde — com ampliação de leitos de UTI no interior — e o aumento expressivo nos investimentos em assistência social, que saltaram de R$ 400 milhões para R$ 3 bilhões anuais. Também destacou o fortalecimento da segurança pública e o papel estratégico de Goiás no agronegócio brasileiro.
“Eu exerço o governo com firmeza e não abro mão das minhas prerrogativas de governador. Um governante não pode ser ‘dieta de cardíaco: sem sal, sem gosto, sem nada’. Ele precisa ser presente, ter coerência e um histórico moral que o credencie. É assim que se governa e se transforma um país: pelo exemplo da governança”, afirmou. A maneira moderna e ousada de governar de Caiado foi reconhecida pelo governador de São Paulo. “Não precisamos mais da mentalidade atrasada”, declarou Tarcísio de Freitas.