Com ciclovia em toda a extensão e piso ecológico dentro da reserva, obra de 38km promete impulsionar o turismo no Nordeste Goiano e facilitar a viagem dos brasilienses
O Governo de Goiás anunciou a conclusão, prevista ainda para este mês de dezembro, da pavimentação de 38 quilômetros da GO-108, no trecho que liga o município de Guarani de Goiás à entrada do Parque Estadual de Terra Ronca (PETR).
A obra é um marco histórico para o Nordeste Goiano, região que vem recebendo fortes investimentos em infraestrutura e turismo. Para os visitantes que saem do Distrito Federal, a novidade significa o fim da antiga estrada de terra que, em épocas de chuva, dificultava o acesso às pousadas e atrativos naturais.
Diferente das rodovias convencionais, a nova GO-108 foi pensada para harmonizar com o santuário ecológico que a cerca. Segundo a Goinfra, os últimos 8 quilômetros da via — que já estão dentro da área de preservação do parque — não receberam asfalto comum, mas sim blocos de concreto (paver).
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook ,Threads e Instagram
Essa solução técnica é considerada mais sustentável, pois aumenta a permeabilidade do solo, reduz a temperatura da pista e diminui o impacto visual na natureza, preservando a fauna e flora locais.
Ciclovia Turística
Outro destaque do projeto é a construção de uma ciclovia ao longo de toda a extensão da rodovia (38 km). Protegida por 31 mil metros de guardrail (defensas metálicas), a faixa exclusiva para ciclistas já está atraindo atletas e turistas que desejam fazer a travessia pedalando, com segurança, em meio à paisagem do Cerrado. “Essa pavimentação era um desejo nosso e da população. É asfalto de qualidade com solução ambientalmente correta até o Parque. E a ciclovia é essencial para moradores e turistas”, destacou Pedro Sales, presidente da Goinfra.
Turismo e Economia
Terra Ronca é conhecida mundialmente por suas cavernas monumentais, como a Angélica e a Terra Ronca I e II. Com a facilidade de acesso, a expectativa é que o fluxo de turistas aumente consideravelmente em 2026, aquecendo a economia das pousadas, guias turísticos e comércio de Guarani de Goiás e São Domingos.


