Governador do DF aponta solução na parceria com Goiás, enquanto representante do governo goiano expressa frustração com a ANTT
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o governo de Goiás manifestaram-se nesta terça-feira (23/9) sobre o aumento das passagens de ônibus do Entorno. Em agendas separadas, ambos os lados reforçaram a necessidade de uma solução conjunta para o transporte da região, com críticas à postura da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook ,Threads e Instagram
Em agenda na Estrutural, Ibaneis Rocha reforçou que a saída para a questão do transporte passa pela criação de um consórcio com o governo de Goiás. “Nós estamos tentando fazer o consórcio. Eu e Caiado temos conversado muito sobre esse assunto. Temos condições de encaminhar os projetos de lei para a Câmara Legislativa e ele para a Assembleia de Goiás autorizando esse consórcio”, afirmou o governador.
Ibaneis ressaltou que a iniciativa depende do “aval da União e da ANTT”, que é a responsável por gerir o transporte da região. O governador disse ainda que as minutas do convênio já foram enviadas à agência e que a expectativa é por uma “solução definitiva para essa questão do transporte do Entorno, inclusive com redução dos preços das passagens”.
Governo de Goiás se diz “surpreendido”
Do lado goiano, a reação foi de “profunda frustração”. O Subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, cujo nome não foi citado, afirmou que o governo de Goiás e a Secretaria de Mobilidade do DF encaminharam a minuta do documento à ANTT na última segunda-feira, mas não obtiveram retorno.
“Não tivemos retorno e fomos mais uma vez surpreendidos com a manutenção do reajuste. Infelizmente, vivenciamos mais uma vez a postura insensível em relação aos usuários do Entorno”, declarou o subsecretário.