A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) publica primeira retificação do Edital 05/2026 – Programa Goiás pelo Mundo – Mestrado Internacional. O prazo para inscrições foi prorrogado do dia 8 de maio para 18 de maio. Acesse aqui o documento retificado e confira outras alterações.
O programa oferece até cinco bolsas para cursos presenciais em universidades estrangeiras que estejam entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking internacional Times Higher Education 2026.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook ,Threads e Instagram
A chamada é uma oportunidade para quem pretende cursar mestrado pleno no exterior (cursos presenciais stricto sensu) com apoio financeiro na forma de bolsas de estudos de 12 a 24 meses de duração e auxílio-instalação.
Bolsas de mestrado
O edital foi lançado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fapeg, em parceria com o Instituto Trajetórias. O investimento é de US$ 200 mil.
- Brasil prepara delegação para disputar a WorldSkills Shanghai 2026
- UFSCar inaugura novo campus com oferta de bacharelados interdisciplinares
- “Sabor amargo da derrota”: Márcio Corrêa eleva tom contra Wilder Morais e escancara racha no PL de Goiás
- Goiás registra estragos após chuvas fortes em Anápolis, Corumbá e Entorno do DF
- Teatro e quadrilha junina se unem em projeto cultural gratuito em Valparaíso de Goiás
As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma Sparkx-Fapeg e a prioridade é para o mestrado profissional em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, como ciência, tecnologia, engenharias e matemática (Stem), tecnologia da informação e inteligência artificial, agronegócio e alimentos, saúde, educação, gestão pública, mudanças climáticas e energia, e mineração.
A proposta é formar profissionais altamente qualificados, capazes de trazer conhecimento e inovação para Goiás após a conclusão dos estudos.

