GoiásEntorno DFIndústria de Goiás acumula alta de 2% em 2026 e cresce quase 3 vezes mais que o país

Indústria de Goiás acumula alta de 2% em 2026 e cresce quase 3 vezes mais que o país

Dados da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE mostram que estado mantém trajetória de crescimento enquanto média nacional avança 0,8% no mesmo período.

Goiás mantém o ritmo de crescimento industrial acima da média nacional em 2026. Entre janeiro e agosto, a produção industrial goiana acumulou alta de 2%, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do IBGE. No mesmo período, o país cresceu 0,8%.

No recorte dos últimos 12 meses, a diferença é ainda maior. Enquanto o Brasil avançou 0,6%, Goiás registrou expansão de 2,8%.

Biocombustível puxa crescimento

O principal motor da alta em Goiás foi o setor de coque, derivados do petróleo e biocombustíveis. Apenas em agosto, na comparação com agosto de 2025, o segmento cresceu 7,9%. No acumulado do ano, a alta chega a 21,1% e, em 12 meses, a 16,4%.

O resultado é impulsionado pela produção de álcool etílico e biodiesel, setores onde o estado tem ampliado a capacidade instalada.

Automotivo, metal e farmacêutico também avançam

Outros três setores ajudaram a sustentar o desempenho positivo.

A fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias cresceu 14,7% em agosto frente ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a agosto, o salto é de 24,6%, com alta de 15,6% em 12 meses.

A indústria de produtos de metal avançou 17% e a metalurgia, 12,3% na comparação anual de agosto. Já o setor farmoquímico e farmacêutico, um dos polos estratégicos do estado, cresceu 7,1% no mês e acumula 20,2% de crescimento em 2026.

 Novos distritos industriais

Em nota, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna Braga Filho, citou a força dos setores estratégicos e a criação de novos distritos, como a Plataforma Logística Multimodal (DaiaPlam) e o Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), como fatores para atração de investimentos.

Últimas