DF e Goiás conseguem adiar aumento de passagem de ônibus no Entorno; reajuste fica para outubro

Aumento de 2,9% nas passagens semiurbanas é adiado para 12 de outubro para que os governos do DF e de Goiás possam negociar a criação do Consórcio Interfederativo

Os governos do Distrito Federal e de Goiás conseguiram um novo adiamento do reajuste nas tarifas dos ônibus semiurbanos que ligam as duas regiões. O aumento de 2,91%, que deveria entrar em vigor a partir de 22 de setembro, foi prorrogado para 12 de outubro pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A prorrogação do reajuste, que vinha sendo negociado desde fevereiro, foi solicitada conjuntamente pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e pelo Governo do Estado de Goiás. A justificativa é que o tempo adicional permitirá que as duas unidades da Federação formalizem o Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno (CIRME), que tem como objetivo assumir a gestão e o subsídio do transporte semiurbano, que antes era responsabilidade do governo federal.

O modelo do consórcio, que visa dividir custos e subsidiar tarifas, é similar ao já adotado na região metropolitana de Goiânia. A expectativa é que essa nova gestão ajude a evitar ou minimizar futuros aumentos nas passagens.

O adiamento do reajuste beneficia diretamente os passageiros, que não terão aumento nas passagens no próximo dia 22. As negociações para a criação do CIRME continuam, e a formalização do consórcio será um passo crucial para a gestão do transporte entre o DF e as cidades do Entorno.

 

RECOMENDAMOS