Habemus papam: Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, assume o Vaticano após críticas à comunidade LGBTQIA+

Foto: Vatican News

Cardeal americano Robert Prevost é eleito sucessor de Francisco após conclave de dois dias, carregando histórico de declarações controversas e acusações de acobertamento

O mundo tem um novo líder para a Igreja Católica. Nesta quinta-feira (8/5), o cardeal americano Robert Prevost foi eleito pelo colégio de cardeais como o Papa Leão XIV, sucedendo o falecido Papa Francisco. A eleição, marcada pela tradicional fumaça branca na Capela Sistina, ocorre em um momento delicado, com o novo pontífice já envolto em polêmicas.

Conforme informações do site O Tempo,, Leão XIV, de 69 anos, será o 267º clérigo a ocupar o cargo e o primeiro papa de nacionalidade norte-americana. Sua ascensão ao papado, apenas sete meses após ser nomeado cardeal por Francisco, em 30 de setembro de 2023, e menos de três semanas após a morte de seu antecessor em 21 de abril deste ano, já é acompanhada de perto pela repercussão de suas declarações passadas e acusações graves.

Antes de sua nomeação como cardeal, em 2012, Robert Prevost já expressava publicamente suas críticas àquilo que considerava uma simpatia excessiva da mídia ocidental por crenças e práticas contrárias ao Evangelho. Em suas declarações da época, ele citou explicitamente o “estilo de vida homossexual” e as “famílias alternativas compostas por casais do mesmo sexo e seus filhos adotivos”, demonstrando uma visão conservadora sobre questões de gênero e sexualidade.

Além disso, durante seu período como bispo em Chiclayo, no Peru, Leão XIV se opôs à inclusão de discussões sobre gênero no currículo escolar, classificando a chamada “ideologia de gênero” como confusa e criadora de “gêneros que não existem”. Essa postura reforça as preocupações de grupos progressistas e da comunidade LGBTQIA+ em relação ao seu pontificado.

As polêmicas não se restringem às suas opiniões sobre questões sociais. Leão XIV também enfrenta acusações de ter acobertado denúncias de abuso sexual durante sua atuação nos Estados Unidos e no Peru, um tema sensível e recorrente na história recente da Igreja Católica.

Leia mais

Quem é o Papa Leão XIV?

Nascido em Chicago, Illinois (EUA), em 14 de setembro de 1955, Robert Francis Prevost ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977. Formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago e, aos 27 anos, foi enviado a Roma para estudar direito canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 19 de junho de 1982.

A eleição de Leão XIV como novo papa foi comunicada pelo cardeal francês Dominique Mamberti, que pronunciou o tradicional “Habemus papam”. O conclave para a escolha do sucessor de Francisco durou apenas dois dias, culminando na escolha do primeiro pontífice norte-americano. O futuro do relacionamento da Igreja Católica com a comunidade LGBTQIA+ e a forma como Leão XIV lidará com as acusações de abuso sexual serão pontos cruciais a serem observados em seu pontificado.

Com informações de Metropoles e O Tempo

RECOMENDAMOS