MundoMais de 200 brasileiros retornam do Líbano em quarto voo da Operação Raízes do Cedro

Mais de 200 brasileiros retornam do Líbano em quarto voo da Operação Raízes do Cedro

FAB traz brasileiros e seus familiares em meio ao conflito no Oriente Médio; governo amplia esforços para repatriamento e assistência humanitária

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou neste sábado (12) o quarto voo da Operação Raízes do Cedro, trazendo de volta ao Brasil 211 pessoas, incluindo 12 crianças de colo, que estavam no Líbano em meio ao conflito entre Israel e o grupo Hezbollah. A aeronave KC-30 pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 7h11 (horário de Brasília), trazendo também 11 animais de estimação.

Com essa quarta leva de repatriados, a operação já trouxe de volta 885 brasileiros e seus familiares em apenas uma semana. O governo brasileiro tem intensificado os esforços para garantir o retorno seguro daqueles que desejam deixar o Líbano, priorizando mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no país.

Apoio humanitário e assistência social

Além do transporte, o governo brasileiro tem prestado assistência humanitária aos repatriados, com apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Agência da ONU para as Migrações (OIM) e da Força Nacional do SUS. As famílias recebem acolhimento, atendimento médico e psicológico, e são avaliadas para verificar a necessidade de acolhimento em abrigos, hospedagem temporária e inclusão em programas sociais, como o Bolsa Família.

Logística e articulação internacional

A Operação Raízes do Cedro envolve uma complexa logística de transporte e uma intensa articulação internacional. O Ministério das Relações Exteriores tem mantido contato com as autoridades libanesas e de países vizinhos para organizar o resgate com segurança. O ministro Mauro Vieira tem realizado conversas frequentes com seus homólogos para garantir o sucesso da operação.

Crédito extraordinário para a operação

Para garantir o financiamento da operação, o governo publicou uma Medida Provisória que abre crédito de R$ 80 milhões para o Comando da Aeronáutica. Os recursos serão utilizados para cobrir as despesas com transporte, logística e apoio humanitário.

Leia mais

Recomendações e assistência consular

O governo brasileiro recomenda que os brasileiros no Líbano sigam as orientações das autoridades locais e, se possível, que procurem deixar o país por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, com voos da companhia libanesa Middle East Airlines. O Itamaraty mantém um plantão consular para atender os brasileiros que necessitam de assistência: +55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).

Operação Voltando em Paz

A Operação Raízes do Cedro é semelhante à Operação Voltando em Paz, realizada entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, que repatriou mais de 1.500 brasileiros da Faixa de Gaza, Cisjordânia e Israel.

Últimas