Apresentações da turnê Eternal ocorrerão nos dias 22 e 23, com entrada gratuita
A Rede de Empreendedorismo Nikkei (REN Brasil) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) realizam a turnê Eternal – Shodō: A Arte da Caligrafia Japonesa, com apresentações gratuitas do mestre japonês Kamari Maeda, um dos principais nomes da caligrafia japonesa contemporânea.
A turnê percorre Rio de Janeiro, Manaus e Brasília, em celebração aos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, promovendo o intercâmbio cultural e a valorização do shodō como expressão estética, filosófica e espiritual.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
Em Brasília, o evento ocorre nos dias 22 e 23 de junho, com duas apresentações inéditas. No domingo (22), às 17h, a atividade será realizada no auditório do Museu Nacional da República; na segunda-feira (23), às 16h, no auditório 01 do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB). A programação inclui abertura institucional, apresentação de taiko com o grupo Matsuri Daiko, performance de caligrafia ao vivo com Kamari Maeda e conversa com o público. A obra produzida será exibida ao final.
Kamari Maeda iniciou a trajetória artística na infância e é graduado em caligrafia pela Universidade de Educação de Tóquio. Criador do conceito Granica, que funde tradição e tecnologia, já realizou performances em 18 países, publicou 15 livros e ultrapassou 470 mil exemplares vendidos.
LEIA TAMBÉM:
- Ibaneis e Celina impulsionam futuro sustentável com investimentos em mobilidade elétrica no DF
- Canais públicos vão chegar a 80 cidades de 16 estados
- Jovem baiano encanta internet com performance de Ney Matogrosso em festa escolar
- “Brasília desponta no Brasil”: Alexandre Baldy elogia gestão Ibaneis e Celina por ações pró-eletrificação
No Museu Nacional da República, a expectativa é receber até 700 participantes na apresentação principal, entre artistas, diplomatas, educadores e membros da comunidade nikkei. O evento conta com acessibilidade e tradução consecutiva. Os interessados devem retirar os ingressos pelo Sympla, sendo a entrada gratuita e sujeita à lotação.
Em Brasília, a turnê é uma realização da Tugumi – Represent Japan, REN Brasil e UERJ, patrocínio da Fundação Japão (Japan Foundation), Koni Asa Norte, Mikami Produtos Orientais e Daiso Japan, e apoio da Embaixada do Japão, UnB, SEJA, Sumi-ê Brasil, Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e Museu Nacional da República.
“Receber a turnê ETERNAL em Brasília é uma oportunidade única para celebrar a arte como ponte entre culturas. A presença do mestre Kamari Maeda, e sua expressiva trajetória no shodō, reafirma a vocação de nossa cidade para o diálogo entre culturas. A Secec-DF tem grande orgulho em apoiar iniciativas que promovem o intercâmbio internacional e enriquecem o imaginário coletivo do Distrito Federal”, afirmou o secretário Claudio Abrantes.
Turnê Eternal – Shodō: A Arte da Caligrafia Japonesa, com o mestre Kamari Maeda
⇾ Domingo (22), às 17h, no auditório do Museu Nacional da República
⇾ Segunda-feira (23), às 16h, no auditório 01 do Instituto de Ciências Biológicas da UnB