BrasilEducaçãoSesc realiza etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2026 neste sábado (5/9)

Sesc realiza etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2026 neste sábado (5/9)

O Sesc realizará, neste sábado (5/9), a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2026, com a participação de cerca de 500 estudantes das redes pública e privada de educação. O evento ocorrerá no Sesc Taguatinga Norte, das 8h às 18h, com entrada franca e aberta ao público.

Os estudantes estarão divididos em 100 equipes e apresentarão trabalhos nas modalidades de robótica artística e robótica de resgate. Na robótica de resgate, os robôs desenvolvidos pelos competidores simularão o socorro a vítimas em ambientes de desastre. Já na robótica artística, as apresentações integrarão robôs e performances culturais.

Os melhores classificados na etapa regional da OBR avançarão para a etapa nacional, que será realizada em João Pessoa (PB), em novembro. As equipes que se destacarem também terão a oportunidade de participar da etapa mundial, a RoboCup, em 2027, na Alemanha.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das maiores olimpíadas científicas do país, organizada pela RoboCup Brasil em parceria com instituições de ensino e pesquisa. Seu principal objetivo é estimular o interesse de crianças e jovens pelas áreas de ciência, tecnologia e inovação, utilizando a robótica como ferramenta educacional. Neste ano, o Sesc é o principal realizador da etapa regional da olimpíada.

EduSesc em ação

Dos cerca de 500 estudantes inscritos para a etapa regional da OBR no Distrito Federal, 100 são da rede EduSesc. O coordenador de Tecnologia da rede EduSesc, Tiago Costa Pereira, destaca que a participação dos estudantes na olimpíada é incentivada desde os primeiros anos de formação, com atividades de tecnologia que alcançam crianças a partir dos 3 anos.

“A vivência na robótica transforma a vida dos estudantes. Diante de questões complexas, eles desenvolvem competências e habilidades não só para aquela ação, mas para a vida”, explica Tiago Costa.

Ver publicação original no

Fonte: Sesc DF

Últimas