Liderada pela vice-governadora Celina Leão, iniciativa busca aproximar a política educacional das necessidades reais da população
No auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), em uma iniciativa que reforça o compromisso do Partido Progressista (PP) com a educação pública, inovadora e democrática, cerca de 150 pessoas se reuniram para planejar o futuro da educação no Distrito Federal. Sob o comando da vice-governadora Celina Leão, o partido criou a Comissão de Educação, Igualdade de Oportunidades e Inovação, um grupo que terá como desafio formular uma agenda educacional sólida e alinhada às reais demandas da população para a gestão 2027-2030.
A Comissão é formada majoritariamente por mulheres do Progressista no DF, que terão como desafio a formulação de um plano de governo que seja sólido, participativo e alinhado às diretrizes do PP para a gestão 2027-2030, com base nas reais demandas da população.
Na presidência do grupo está Ana Angélica Gonçalves Paiva; na vice-presidência, Sônia Regina Basili Amoroso; e Vanda Maria de Sousa na secretaria-geral. Todas discursaram durante o evento de lançamento da Comissão.
Para uma atuação mais eficaz e coerente com os anseios da população, a Comissão promoverá escutas públicas e consultas junto à sociedade civil, com audiências e reuniões técnicas junto a especialistas e lideranças locais.
Além disso, deverá realizar diagnóstico situacional da educação pública no Distrito Federal; coordenar estudos e análises para subsidiar a construção de diretrizes, metas e ações estratégicas na área educacional e elaborar relatórios propositivos com base nas contribuições recebidas, estruturando propostas para a Agenda Educacional Progressista no DF.
Para a presidente do Partido, a expectativa pela inclusão social e a garantia de igualdade de oportunidades para todos os cidadãos perpassa pelo olhar cuidadoso para a educação. Mas, para isso, também é necessário oferecer um ensino de qualidade, atualizado e inovador; e enxergar, de fato, a educação como política pública fundamental, levada a sério, pensada na promoção do desenvolvimento humano.
“Quando unimos vozes e escutamos professores, diretores e estudantes, conseguimos enfrentar os desafios da educação e criar soluções que transformam a vida de cada aluno. Estou fazendo um giro pelo DF, visitando todas as regiões e ouvindo cada um dos meus diretores de escola. Essa escuta é rica, poderosa e nos lembra que juntos construímos a educação que queremos para o nosso futuro”, avaliou a vice-governadora Celina Leão.
Também estiveram presentes no evento de lançamento a diretora e coordenadora de pós-graduação e extensão da Escola de Saúde Pública do DF, Fernanda Ramos Monteiro e Vanessa Campos, respectivamente; reitora do Centro Universitário Uniprocessus, Claudine Fernandes de Araújo; o professor da Secretaria de Estado de Educação do DF Celso Vieira de Lima e o acadêmico Coutinho.