Aliança entre MDB e Republicanos pode redesenhar eleição no DF em 2026

O cenário político do Distrito Federal para as eleições de 2026 começa a se desenhar com uma possível federação entre MDB, Republicanos e PSD, liderada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). A articulação, que descarta uma fusão partidária, visa consolidar uma chapa competitiva, com a atual vice-governadora Celina Leão (PP) como favorita para o governo e Ibaneis no caminho para o Senado.

Nos últimos dias, Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, confirmou as negociações em entrevista à imprensa, afirmando: “Fusão, não. Devemos ter conversas com Marcos Pereira [Republicanos] e Gilberto Kassab [PSD]. Talvez federação”. A federação, diferentemente da fusão, preserva a identidade dos partidos, mas unifica suas candidaturas e estratégias eleitorais, exigindo atuação conjunta no Congresso por quatro anos.

A movimentação política no DF, que já mostra Celina Leão à frente nas primeiras sondagens, ganha força com a possível união. Beneficiada pela estrutura da federação União Progressista (União Brasil-PP), Celina soma visibilidade e importantes apoios robustos para liderar a disputa ao Palácio do Buriti.

Enquanto Celina se prepara para o governo, Ibaneis Rocha mira o Senado. A federação entre MDB, Republicanos e PSD, que reuniria cerca de 130 deputados e 20 senadores, garantiria ao atual governador tempo de televisão, recursos de campanha e respaldo político para uma candidatura competitiva.

A formação dessa aliança representa um desafio para os partidos que pretendem disputar as eleições de 2026 de forma independente. A força do bloco, com potencial para eleger Celina Leão e Ibaneis Rocha, pode redesenhar o cenário político do DF, consolidando o projeto político que atualmente comanda a região.

Com informações do Conectado ao Poder

RECOMENDAMOS