Deputado nega vínculo da agência reguladora com o Governo Federal ao tentar desqualificar portal de notícias sobre reajuste de 2,9% nas tarifas
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) utilizou a tribuna da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (25) para fazer uma defesa inflamada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas cometeu uma grave distorção factual ao tentar desmentir uma reportagem sobre o aumento das passagens de ônibus no Entorno do Distrito Federal.
O parlamentar atacou o Portal RadarDF por veicular a manchete “Vingança política de Lula encarece ônibus e sufoca trabalhadores do Entorno”, e afirmou que a reportagem era uma “mentira”.
Em sua fala, o deputado tentou desvincular o Governo Federal de qualquer responsabilidade pelo reajuste. “Quem está encarecendo as passagens do Entorno é a Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT], que é uma agência independente, não tem nada a ver com o Governo Federal, não tem nada, absolutamente nada a ver com o presidente Lula. Portanto, não existe nenhuma ingerência do Governo Federal sobre as agências,” disse Chico Vigilante
Veja o momento da declaração do deputado:
ANTT independente?
Apesar da veemente declaração de Chico Vigilante, a realidade institucional no Brasil contradiz o que foi dito na tribuna. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é um órgão federal, configurada como uma autarquia em regime especial, e é vinculada diretamente ao Ministério dos Transportes, uma pasta fundamental do Governo Federal.
Ou seja, a agência responsável pelo reajuste tarifário está, sim, sob a estrutura do governo do presidente Lula, ao contrário do que o deputado afirmou ao tentar defender o petista e atacar o veículo de imprensa.
Reajuste e o consórcio
O reajuste de 2,9% nas tarifas de ônibus semiurbanos que circulam entre o Distrito Federal e Goiás entrou em vigor à 00h da última terça-feira (23), impactando diretamente milhares de trabalhadores.
O tema do transporte no Entorno está em pauta após os governadores Ibaneis Rocha (DF) e Ronaldo Caiado (GO) anunciarem avanços nas tratativas para a criação do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno.
A reportagem do RadarDF, citada pelo deputado, revelou a decisão do Ministério dos Transportes, órgão ligado à ANTT, de vetar a participação da União no consórcio. A ausência do Governo Federal nesse arranjo é considerada um principal obstáculo, o que pode potencializar a necessidade de reajustes tarifários para a manutenção do serviço, informação que foi publicada pelo portal de notícias.