Deputado defende ampliação de vagas em concurso da Polícia Civil do Ceará

Pedro Matos (Avante) destaca déficit de efetivo e a importância da medida para a segurança pública, citando concursos anteriores como referência

O deputado estadual Pedro Matos (Avante) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (17), para fazer um apelo ao governo do Estado: a ampliação do número de convocados no concurso da Polícia Civil realizado neste ano. Segundo o parlamentar, a medida é crucial para combater o déficit de efetivo na corporação e fortalecer a segurança pública em todo o estado.

Em seu discurso, Pedro Matos ressaltou que a ampliação do cadastro de reserva não só seria benéfica para a segurança, mas também geraria economia aos cofres públicos, evitando a necessidade de um novo certame em curto prazo. “Eu faço um apelo ao governador Elmano de Freitas para ampliar o cadastro de reserva do concurso. A iniciativa vai gerar economia aos cofres públicos, evitar novo certame, novos prazos e fortalecer a segurança pública, colocando mais policiais civis à disposição da sociedade”, destacou.

O deputado trouxe à tona uma discrepância entre o que foi contratado e o que foi publicado no edital do concurso. Ele lembrou que o contrato com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) previa a inclusão de mil servidores no cadastro de reserva, mas o edital foi lançado com apenas 500 vagas imediatas e 250 para cadastro de reserva.

Para reforçar seu argumento, o parlamentar citou o concurso da Polícia Civil de 2021, que serve como um precedente. Naquela ocasião, foram abertas 500 vagas imediatas e 1.000 para cadastro de reserva, sendo que todos os aprovados foram, posteriormente, convocados. “É uma falha de gestão pública, porque compromete a transparência e a credibilidade dos concursos do Estado”, concluiu Pedro Matos, destacando que a redução das vagas gera frustração e compromete o sonho de milhares de candidatos de servir à população cearense.

RECOMENDAMOS