Após comparações com capitais violentas, Ibaneis Rocha rebate ex-presidente dos EUA e exalta o modelo de “segurança integral” que levou Brasília à 3ª menor taxa de homicídios do país
O governador Ibaneis Rocha, respondeu às declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que comparou a segurança de Brasília com a de capitais de alta violência. A manifestação foi por meio de uma carta aberta, na qual ele defende Brasília e rebate as acusações, classificando-as como “informações equivocadas”.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
Trump, em um discurso, comparou a taxa de homicídios de Washington, D.C. com a de cidades como Bogotá, Cidade do Panamá, Cidade do México, Bagdá e Brasília. O presidente americano sugeriu que a criminalidade em sua capital havia superado a de “piores lugares do mundo”.
LEIA TAMBÉM:
- Processo seletivo de estágio para níveis médio e superior para o TRE
- IgesDF abre processo seletivo para fonoaudiólogo com atuação em neonatologia e pediatria
- IgesDF abre novo processo seletivo com salários de até R$ 21 mil
Na carta, o emedebista destaca a falta de um diálogo consistente entre Brasil e EUA como a possível origem do erro de percepção. “É necessário esclarecer, com base em dados oficiais, que tal percepção não reflete a realidade da capital brasileira”, afirmou o Ibaneis .
Ele apresentou dados concretos da segurança pública do Distrito Federal. De acordo com o Atlas da Violência 2024, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Brasília registrou em 2023 uma taxa de 6,9 homicídios para cada 100 mil habitantes, a terceira menor entre as capitais brasileiras. O governador ressaltou que esse índice representa o menor dos últimos 48 anos.
Leia na íntegra