Ibaneis Rocha defende aquisição do Banco Master pelo BRB e critica veto do Banco Central

O governador  Ibaneis Rocha (MDB), manifestou-se publicamente sobre a suspensão, por parte do Banco Central (BC), da aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). A declaração foi concedida a jornalistas durante um evento com políticos e empresários nos Estados Unidos.

Ele defendeu a transação, classificando-a como uma “oportunidade” de expansão para a instituição financeira do DF. Segundo o governador, a aquisição faz parte de uma estratégia que visa “nacionalizar” o BRB, ampliando sua atuação para fora do DF.

O governador também expressou preocupação com a decisão do Banco Central. Ele afirmou que a paralisação do negócio representa um “risco para todo o sistema financeiro”. O argumento de Ibaneis é que a incerteza gerada pelo veto pode levar à deterioração dos ativos do Banco Master e a uma eventual retirada de fundos por parte dos correntistas, o que, em sua visão, poderia causar a desestabilização do banco.

Em relação aos próximos passos, foi informado que o BRB aguardará a comunicação oficial do Banco Central com os motivos técnicos para o veto antes de decidir se dará continuidade ao processo de compra. O governador Ibaneis Rocha comunicou ainda que, no momento, a possibilidade de uma ação judicial para reverter a decisão está descartada.

RECOMENDAMOS