Inelegível até 2032, Arruda entra na mira da Justiça Eleitoral após exibição de “bonecão” no DF

Tribunal Regional Eleitoral vê propaganda antecipada em boneco inflável de José Roberto Arruda, que segue com direitos políticos suspensos por decisão do STJ

O juiz Sérgio Xavier de Souza Rocha, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), determinou neste sábado (20) a proibição da exibição de um “bonecão” inflável do ex-governador José Roberto Arruda. A Justiça Eleitoral está “na cola” do político por entender que o uso do boneco configura propaganda eleitoral antecipada.

Justiça na cola

A decisão ocorre em um momento delicado para o ex-governador. Embora tente manter sua imagem pública ativa, Arruda está atualmente inelegível até 2032. No final de outubro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por unanimidade, sua condenação por improbidade administrativa no âmbito da Operação Caixa de Pandora. Essa decisão confirmou a suspensão de seus direitos políticos por oito anos, retirando-o oficialmente do jogo eleitoral pela próxima década.

Conforme o G1, ao ser questionado sobre o “bonecão na rua”, Arruda negou ser o responsável pela ação. “Não sei quem fez o boneco. Estamos tentando encontrar a pessoa. De qualquer maneira, não fui notificado ainda e vou responder nos autos. Mas decisão da Justiça a gente cumpre sempre”, declarou.

Apesar de estar inelegível até 2032, o ex-governador mantém suas pretensões políticas vivas. No último dia 15, ele se filiou ao PSD, visando a disputa pelo Governo do Distrito Federal em 2026.

RECOMENDAMOS