Izalci Lucas troca PSDB pelo PL: Uma Jogada Política Arriscada?

Em uma reviravolta política surpreendente, o senador Izalci Lucas deixou o PSDB, um partido ao qual esteve filiado por 27 anos, para se juntar ao PL. A mudança, que foi marcada por uma grande festa no Minas Hall, acabou se transformando em um ato de filiação bastante indigesto para os liberais.

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, tem feito esforços incansáveis para reerguer o partido, que atualmente enfrenta um período de baixa visibilidade. No entanto, Izalci, em sua busca para se candidatar ao Buruti, decidiu deixar o PSDB e buscar abrigo no PL. A decisão é intrigante, uma vez que não há apoio declarado nem da parte do presidente Jair Bolsonaro nem da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro para a candidatura de Izalci ao Buruti em 2026.

Izalci está ciente de que seus futuros colegas de partido fazem parte da base de sustentação política do grupo Ibaneis, que tem a vice-governadora do DF, Celina Leão, do PP, como sucessora natural do atual mandatário do Buriti. Portanto, a decisão de Izalci de deixar o PSDB, deixando Marconi na mão, pode não ter sido a melhor. A favorita para a sucessão é Celina Leão.

Leia mais

Conforme publicado pelo portal Expressão Brasiliense, dentro do PL, muitos começaram a desconfiar de que o senador tem outras intenções, além de querer se candidatar ao GDF. No meio político, Izalci é lembrado por ter passado a rasteira na ex-vice-governadora Maria de Lourdes Abadia e ter tomado o comando do PSDB. Seria a deputada Bia Kicis a próxima vítima? Diante das suspeitas de traição, já tem liberal que avisou que não vai participar da filiação do senador.

A saída de Izalci do PSDB e sua entrada no PL podem gerar consequências irreversíveis para o novato, a ponto de deixá-lo isolado nas futuras alianças que estão por vir.

RECOMENDAMOS