“Já latiu muito, calar a boca”: Fala de vereador gera pedido de cassação em Ubatuba

Denunciantes citam misoginia, xenofobia e ataques a minorias para justificar a cassação do mandato

A Federação PSOL/Rede de Ubatuba protocolou um pedido de cassação de mandato contra o vereador Rogério Frediani (PL) na Câmara Municipal nesta segunda-feira, 29 de setembro de 2025. A ação é motivada por uma fala do parlamentar dirigida a uma munícipe durante uma audiência pública, classificada pelos denunciantes como misógina e quebra de decoro parlamentar.

Denuncia de histórico

O incidente que motivou o pedido ocorreu no último dia 25 de setembro, durante uma audiência pública no Teatro Municipal. Na ocasião, o vereador Frediani, em resposta à manifestação de uma cidadã, proferiu a frase: “Ela já latiu muito, agora devia calar a boca.”

Em um vídeo divulgado nas redes sociais logo após o protocolo, os membros da Federação PSOL/Rede detalharam as razões para a denúncia. “Viemos aqui na Câmara protocolar o pedido de cassação do Frediani por quebra de decoro,” afirmou Débora, do PSOL.

Guy Jann Terra, da Rede, complementou a denúncia, afirmando que o ataque não foi um caso isolado. “A gente sabe muito bem que não foi um caso isolado que a gente assistiu no último dia 25… São vários e vários casos de misoginia, xenofobia, ataques aos LGBTQIAPN+, indígenas, e a gente está aqui para mostrar que Ubatuba merece respeito.”

As falas dos denunciantes afirmam que a conduta do vereador expõe um padrão de comportamento incompatível com a função pública.

Mobilização

Como forma de pressão sobre a Casa Legislativa, a Federação convocou um ato público de protesto.

A manifestação está agendada para esta terça-feira, 30, às 19 horas, na própria Câmara Municipal de Ubatuba. O chamado é direcionado a todos os cidadãos, com ênfase na participação das mulheres, para repudiar o comportamento do vereador. “Venham todos aqui, principalmente as mulheres, às 19 horas amanhã, 30, aqui na Câmara. Bora ocupar esse espaço que é do povo, vai ter fala na tribuna,” incentivou Terra, finalizando que a mobilização é por “mais civilidade de Ubatuba.”

O espaço segue aberto para o pronunciamento do parlamentar.

RECOMENDAMOS