Com o tema “Congresso Inimigo do Povo”, os manifestantes expressaram sua indignação com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece a necessidade de autorização do Congresso para o processamento criminal de deputados e senadores. A pauta dos protestos também incluiu a exigência de prisão para o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.
Celebridades e multidões marcam presença em atos pelo Brasil
Os atos mobilizaram multidões em grandes centros urbanos. Em Salvador (BA), a cantora Daniela Mercury e o ator Wagner Moura se juntaram aos manifestantes na Praia da Barra. “Nossa democracia botou para ‘lenhar’”, afirmou Moura, elogiando o julgamento que condenou os golpistas. Daniela Mercury reforçou o discurso, cantando para o público: “Bandidagem não é com a gente”.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook ,Threads e Instagram
Em Belo Horizonte (MG), o centro da cidade foi tomado por uma multidão na Praça Raul Soares, entoando o grito de guerra “sem anistia para golpistas”. O evento contou com a participação da cantora Fernanda Takai, da banda Pato Fu.
No Recife (PE), a manifestação começou no início da tarde com o desfile do tradicional bloco de frevo Eu Acho é Pouco, acompanhado de orquestras de Olinda e grupos de maracatu.
Além dessas capitais, os protestos se espalharam por outras 30 cidades, incluindo São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB), onde o deputado federal Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, foi um dos principais alvos, devido à sua atuação na votação da PEC da Blindagem. O protesto paraibano ecoou o grito de “Fora, Hugo Motta”.