Mirando 2026, PMB anuncia apoio a Ibaneis e Celina e aposta em ‘mulheres fortes’ para o DF

Partido, que mudará o nome para Partido Democrata reforça o bloco de centro-direita e mira a eleição de deputados distritais no próximo pleito

O Partido da Mulher Brasileira (PMB) confirmou oficialmente o apoio à pré-candidatura de Celina Leão ao Governo do Distrito Federal e a Ibaneis Rocha (MDB) ao Senado Federal. A adesão fortalece ainda mais o nome de Celina Leão, que é classificada pela presidente do PMB como uma “candidatura de mulher forte”.

A vice-governadora Celina Leão comemorou o novo apoio, destacando a construção política baseada em relações pessoais duradouras. “A pré-candidatura vem se consolidando de forma natural, com muito diálogo. São pessoas que têm relacionamento comigo desde quando eu era deputada federal e que possuem boa relação também com o governador Ibaneis. Os apoios são frutos de anos de amizade”, afirmou Celina Leão.

PMB vira ‘Partido Democrata’ e alinha pautas com o GDF

A presidente do PMB-DF, Natália Miranda, ressaltou que o alinhamento com a vice-governadora Celina Leão é estratégico para os objetivos da legenda na capital. “Como partido que valoriza as mulheres na política, nossa tendência é apoiar a candidatura de mulheres fortes, como é o caso da vice-governadora Celina, cujo projeto de governo está bem alinhado com as principais bandeiras do nosso partido”, disse Natália Miranda.

Ela também informou sobre as mudanças internas da sigla e a projeção para 2026. “Nosso partido está mudando de nome para ‘Partido Democrata’, e queremos caminhar com quem defende nossas pautas, como família, educação, saúde, segurança e emprego, características do atual Governo do DF. Acredito que essa parceria baseada em nossos princípios a torna muito forte e contribui para nossa meta de elegermos dois ou três deputados distritais, e apoiar a eleição da futura governadora Celina Leão, e do futuro senador Ibaneis Rocha.”

Luis Miranda detalha bandeiras de pré-candidatura distrital

O ex-deputado federal Luis Miranda, pré-candidato a deputado distrital pela sigla, celebrou o apoio da chapa, destacando seu retorno à política focado em bandeiras como sistema tributário justo, defesa da segurança pública, valorização policial e combate ao crime. Miranda, que está concluindo o curso de direito, afirmou ter o compromisso dos líderes da aliança. “Escutei do Ibaneis e da Celina que, estando juntos, teria apoio incondicional deles”. Ele ainda comentou seu afastamento temporário. “Depois do término das eleições de 2022, foquei nos estudos e trabalho, e me afastei da política. Estou concluindo curso de direito e já passei nas duas fases da OAB”.

 

RECOMENDAMOS