Governador de Goiás destaca equilíbrio das contas públicas como chave para avanços sociais e infraestrutura
O governador Ronaldo Caiado enfatizou a importância da disciplina e do equilíbrio nas contas públicas para a melhoria da vida da população, defendendo que a gestão fiscal é indissociável da governabilidade. A declaração foi feita durante a homenagem a Cesar Maia na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, que celebrou os 80 anos do economista, vereador e ex-prefeito. Caiado, que considera Maia um líder político a ser respeitado nacionalmente, citou-o como um exemplo bem-sucedido dessa visão.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
Na sessão solene, que reuniu diversas lideranças políticas e amigos do homenageado, Caiado ressaltou a competência e credibilidade nacional de Cesar Maia. Segundo o governador, Maia foi um pioneiro ao defender uma gestão pautada em planejamento e controle financeiro. “Com sua capacidade, foi mostrando o quanto a responsabilidade fiscal passa a ser dominante para que um governo seja capaz de avançar em obras públicas e, ao mesmo tempo, nos programas sociais”, afirmou Caiado, sublinhando como a prudência fiscal impulsiona o progresso.
LEIA TAMBÉM:
Maia é economista e possui extensa trajetória na política nacional. Nascido em 1945, iniciou sua vida pública no governo de Leonel Brizola à frente do estado do Rio de Janeiro, ocasião em que comandou a pasta da Fazenda. Em seu quarto mandato como vereador, Cesar Maia já foi deputado constituinte e federal, além de prefeito do Rio de Janeiro por três mandatos.
“Emprestou toda a sua capacidade para mostrar ao Brasil algo que ninguém fazia na política. O cidadão achava que estado e prefeitura não quebravam e que podia gastar o que quisesse que não teria consequência alguma”, frisou Caiado, ao enfatizar que segue os ensinamentos do líder fluminense. Ao assumir o Governo de Goiás, as finanças estaduais estavam em situação caótica e, atualmente, é o estado com maior liquidez, com caixa de mais de R$ 15 bilhões.
O evento celebra a trajetória de um dos políticos que permaneceu por mais tempo no cargo de prefeito da capital carioca. “Depois de tudo que ouvi aqui seria difícil fazer um discurso. Agradeço a presença de cada um, levaram muita emoção. A presença e palavras em relação a mim e a minha vida levo para casa e só posso dizer muito obrigado”, disse Cesar Maia.
A sessão em homenagem a Maia foi proposta pelo presidente da CMRJ, vereador Carlo Caiado. Ele ressaltou que a homenagem é uma manifestação de agradecimento. “Dedica sua vida à constituição de um Rio melhor e mais justo”, acrescentou. Ele agradeceu a presença do governador goiano. “Ronaldo Caiado é uma referência muito grande, nos orgulha muito”, disse.
Ex-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Rodrigo Maia, filho de Cesar Maia, enfatizou os ensinamentos recebidos ao longo de décadas de vida pública. “Cesar Maia nos traz dois ensinamentos: que na política o que sobra são os amigos e, na construção da nossa vida, o que sobra é a capacidade que a gente tem de construir não apenas o nosso futuro, mas construir pela política o futuro de milhares de cariocas e brasileiros”, sublinhou.