Chefe do Executivo local deixará o GDF em abril de 2026 para concorrer ao Legislativo. Anúncio acontece após pesquisa o colocar em empate técnico com ex-primeira-dama.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou nesta segunda-feira (8) que será candidato ao Senado nas eleições de 2026.
Para viabilizar a candidatura, ele anunciou que deixará o comando do Governo do Distrito Federal (GDF) em abril do ano eleitoral, prazo final para a desincompatibilização de cargos executivos. “Já estou em pré-campanha. Sou candidato ao Senado. Saio do governo no início de abril do ano que vem”, declarou Ibaneis. Ele afirmou que já está em plena atividade de pré-campanha, com visitas a bases e apoiadores na capital federal.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
Na declaração, o governador buscou se posicionar como um perfil moderado, afirmando que pode ser um “instrumento de pacificação” e destacando sua “capacidade jurídica e de interlocução”. O anúncio foi feito nos Estados Unidos, durante um evento com políticos e empresários.
Favorito nas pesquisas
A decisão de Ibaneis é amparada por números. Um levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado na última semana, mostra o governador em posição de destaque na corrida pelas duas vagas do DF ao Senado.
Confira o cenário da pesquisa:
- Michelle Bolsonaro (PL): 36%
- Ibaneis Rocha (MDB): 35,6%
Os números indicam um empate técnico e consolidam a força de candidaturas de direita no DF, posicionando Ibaneis como um dos favoritos na disputa que se desenha.
Trajetória Política
Eleito pela primeira vez em 2018, Ibaneis Rocha, que é advogado, foi reeleito em primeiro turno em 2022, um feito que atestou sua força política local.
Com sua saída em abril de 2026, quem assume o comando do Palácio do Buriti na reta final do mandato é a atual vice-governadora, Celina Leão (PP). O movimento antecipa e reconfigura todo o cenário político do Distrito Federal para as próximas eleições.