Combate à Dengue: Ministra Nísia Trindade intensifica ações em mutirão nacional

Ministra da Saúde participou do Dia D de combate à doença

 A ministra da Saúde, Nísia Trindade, liderou neste sábado (2) o Dia D de combate à dengue em mutirões realizados nos estados do Espírito Santo e da Bahia. A iniciativa, que contou com a colaboração de estados, municípios, agentes de saúde e profissionais da área, teve como objetivo principal intensificar as ações de prevenção, cuidado e promoção da saúde, além de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Priorização de áreas críticas:

Os estados do Espírito Santo e da Bahia foram escolhidos para sediar o Dia D devido à situação de emergência de dengue enfrentada por ambos. A ministra Nísia Trindade reforçou a importância da hidratação adequada como medida crucial para evitar óbitos pela doença, alertando a população para buscar o sistema de saúde ao observar sintomas como dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos e manchas no corpo.

Vacinação infantil

Em Serra, no Espírito Santo, a ministra Nísia Trindade destacou a importância da vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos, faixa etária com maior índice de hospitalizações pela doença. Ela fez um apelo aos pais e responsáveis para que levem seus filhos aos postos de vacinação em todo o país. A ministra também adiantou que, a partir da segunda quinzena de março, a vacinação infantil contra diversas doenças, incluindo a dengue, será realizada nas redes de ensino por meio do programa Saúde na Escola, em parceria com o Ministério da Educação.

Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Produção nacional de vacinas

Diante da limitação na produção da vacina Qdenga pelo laboratório japonês, a ministra Nísia Trindade mencionou a produção nacional como alternativa priorizada para aumentar a oferta do imunizante. A Fiocruz liderará o trabalho com laboratórios brasileiros para viabilizar a produção da vacina no país.

Leia mais

Combate ao mosquito Aedes aegypti

A ministra enfatizou que o foco principal deve ser o combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, com o apoio dos agentes de saúde e dos sistemas estaduais e municipais de saúde. A compra de testes rápidos para diagnóstico precoce da doença também foi confirmada pela ministra, auxiliando na diferenciação da fase aguda e tardia da dengue.

Dados alarmantes:

De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, até 1º de março, foram registrados 1.038.475 casos de dengue no Brasil, entre prováveis e confirmados, com 258 mortes confirmadas e 651 óbitos em investigação.

Mobilização e ações contínuas

Após a solenidade de abertura do Dia D, a ministra Nísia Trindade visitou domicílios e locais públicos em Serra para acompanhar as ações de eliminação do mosquito Aedes aegypti e prevenção de outras arboviroses. Na tarde do mesmo dia, a ministra esteve em Salvador para visitar o Instituto Couto Maia, referência para casos graves de dengue.

RECOMENDAMOS