COVID-19| DF tem 90,9% de recuperados; flexibilização será adotada segundo dados epidemiológicos, diz governo

No DF, 167.200 pacientes foram diagnosticados, este total inclui o número de pacientes recuperados e óbitos

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde, juntamente com o GDF lançou medidas para diminuir os efeitos do novo coronavírus na vida dos brasilenses.

Expedita Gomes dos Santos, de 75 anos é uma das recuperadas no DF — Foto: Davidyson Damasceno/Agência IGES-DF

Em todo o Distrito Federal, 167.200 pacientes foram diagnosticados. Este total inclui o número de pacientes recuperados e óbitos. As cidades com mais casos confirmados são Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto, com 19.737, 17.387 e 13.470 casos, respectivamente. Contudo, dos 167 mil contaminados, 152.017 estão recuperados, o equivalente a 90,9% graças às decisões assertivas, os investimentos e parcerias firmadas pela gestão Ibaneis Rocha.

Foram investidos mais de R$ 239,7 milhões na contratação de leitos de UTI na rede privada e aquisição de medicamentos para atendimento aos pacientes que necessitam de internação.

Flexibilização

De acordo com a secretaria de saúde, as medidas de flexibilização serão adotadas de acordo com avaliação dos dados epidemiológicos pela equipe técnica, que envolve várias áreas do Governo do Distrito Federal.

Cuidados

O alerta da Secretaria de Saúde do DF é que a população esteja atenta aos cuidados e as orientações sanitárias para evitar o contágio. Seguindo sempre a orientação dos especialistas que apontam como principais medidas para evitar o contágio é o uso de máscara, higienização frequente das mãos e o distanciamento social, evitando aglomerações.

Fiscalização                                              

Ainda segundo a pasta, a Diretoria de Vigilância Sanitária também atua na prevenção. A unidade aumentou as fiscalizações no mês de julho e fez cerca de 300 ações diárias em todo o DF. No período, foram feitas 2.144 vistorias em estabelecimentos que resultaram em 126 intimações. Durante essas fiscalizações é observado se as normas sanitárias estão sendo cumpridas, sejam elas: aferição da temperatura dos clientes e funcionários; higienização e desinfecção do ambiente e dos equipamentos de trabalho uso de máscara por clientes e funcionários, distanciamento entre mesas e cadeiras, etc.

Da redação

 

RECOMENDAMOS