O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou uma lei que determina a realização de cirurgias redutoras de seios na rede pública do Distrito Federal. O texto foi publicado no Diário Oficial do DF, na última semana.
Segundo a norma, a operação será garantida para pacientes com hipertrofia/macromastia mamária ou gigantomastia bilateral — que acarreta em um volume exagerado das mamas. No entanto, o serviço vai ser oferecido apenas nos casos em que a situação prejudicar a coluna vertebral do paciente.
LEIA MAIS
Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil
As cirurgias devem ser realizadas, pelo SUS, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), por ordem de fila de espera. Segundo o mastologista da Secretaria de Saúde do DF, Farid Buitrago, os procedimentos deverão aguardar a disponibilidade de salas do centro cirúrgico.
O que diz a nova lei?
- Hospital de Goiás implanta “Alta Humanizada” e amplia cuidado com pacientes
- Novo Estatuto dos Direitos do Paciente entra em vigor: confira principais mudanças no atendimento de saúde
- Celina Leão articula fortalecimento de políticas para doenças raras no GDF em meio a debate nacional sobre novo tratamento para ELA
- Chikungunya: rede pública do DF oferece diagnóstico e alerta sobre sintomas
- Anvisa anuncia novo plano de combate a irregularidades na importação e manipulação de canetas emagrecedoras
De acordo com a lei, o paciente será avaliado e, se houver necessidade da redução das mamas, ele deve ser encaminhado para a realização da mamoplastia redutora na rede pública.

