Programa “Câncer Não Espera” reduz tempo de espera para atendimento de 80 para 9 dias em alguns casos, e fila de exames é diminuída em 78% no DF
No mês de conscientização e combate ao câncer de mama, o governador Ibaneis Rocha (MDB) celebrou os resultados expressivos alcançados pelo programa “Câncer Não Espera“, implementado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Em apenas três meses de atuação, a iniciativa provocou uma redução acentuada no tempo de espera e nas filas de atendimento oncológico na rede pública.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook ,Threads e Instagram
A principal conquista destacada foi a diminuição no prazo de espera por atendimento, que, em alguns casos, caiu de 80 para apenas 9 dias. Além disso, a fila de exames essenciais para o diagnóstico e tratamento de câncer foi reduzida em impressionantes 78% no mesmo período.
O governador utilizou as redes sociais para divulgar os dados e reforçar o compromisso com a saúde. “Sabemos que o trabalho é contínuo e ainda há muito a fazer, mas esses resultados trazem alegria e renovam a esperança de que avançamos no caminho certo”, afirmou Ibaneis Rocha.
Bom dia com boas notícias na saúde! O programa Câncer Não Espera, do @gov_df, alcançou em apenas 3 meses resultados expressivos: a espera por atendimento oncológico caiu de 80 para 9 dias em alguns casos, e a fila de exames reduziu 78% no mesmo período. Sabemos que o trabalho na…
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) October 16, 2025
Dados comprovam a redução da espera
Os números detalhados pela Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) corroboram o sucesso das novas medidas adotadas.
Em março, antes da intensificação das ações, a fila de espera oncológica somava 1.519 pessoas, sendo 889 pacientes aguardando tratamento de câncer e 630 na fila de radioterapia. Quatro meses depois, até julho, o total de pacientes em espera foi reduzido para 1.084.
Confira as quedas percentuais e a diminuição nos dias de espera:
Fila de Espera | Redução no Número de Pacientes | Redução nos Dias de Espera |
Oncologia | 25% (de 889 para 669 pacientes) | 31% (de 74 para 51 dias) |
Radioterapia | 34% (de 630 para 415 pacientes) | 44% (de 54 para 30 dias) |
O programa “Câncer Não Espera” tem como foco garantir que o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento seja o menor possível, aumentando as chances de cura e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A celebração dos resultados ocorre em um momento crucial, o Outubro Rosa, período dedicado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.