Saúde-DF: Combate às arboviroses começa na sala de aula!

Próxima etapa no final de maio, vai reunir cerca de 320 estudantes, que acompanharão vistorias domiciliares no combate à dengue

Nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com a Secretaria de Educação, realizou uma oficina com os professores do Centro de Educação 8 do Gama, para orientar como abordar as arboviroses no conteúdo programático. O intuito é integrar as duas pastas em busca de conscientizar os mais jovens sobre os cuidados necessários para evitar a propagação de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Essa estratégia vem para trazer ao ambiente da educação esse grande desafio que é reunir o conhecimento, as habilidades e as atitudes, para combater a dengue no Distrito Federal, juntos”, enfatizou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, palestrante da oficina.

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

O projeto traz protagonismo ao professor, colocando-o como principal formador do conhecimento, que poderão influenciar o ambiente em que vivem para combater o mosquito, conforme acredita a diretora da Atenção Primária da região Sul, Regiane Martins. “Para nós, este momento é muito importante, em que o professor entende que a dengue pode ser abordada no conteúdo programático de todas as disciplinas. O professor tem um poder, que é o de orientar”, ressaltou Martins.

Criando cidadãos

Para o diretor do CED 8, Francisco Sobrinho, o evento reforça a participação da escola como formadora de cidadãos. “É de suma importância este assunto para criar a geração futura, para que as crianças pensem e se tornem adultos conscientes sobre as arboviroses”, destacou.

Além disso, integrando as duas pastas, a comunidade se fortalece ao dar maior atenção à saúde pública, conforme destacou o vice-diretor da escola, Guilherme Pereira: “Com esta junção, nós criamos cidadãos com o olhar mais fortalecido sobre a saúde pública e sobre a valorização da vida”.

A articulação entre as duas pastas foi planejada pelo Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano de Prevenção e Controle da Dengue e outras Doenças Transmitidas pelo Aedes (Geiplandengue) da Região de Saúde Sul, que abrange Gama e Santa Maria. Sua coordenadora Maria Aparecida Ribeiro Gama destacou que o objetivo da integração foi estreitar os laços entre os diversos participantes no combate à doença. “É preciso estreitar a relação entre os territórios, as famílias, as comunidades. Não podemos trabalhar no âmbito solitário de só falar sobre a doença, precisamos ser preventivos e, para isto, precisamos de mobilização e a construção do saber nos territórios”, ressaltou.

Na prática

A próxima fase do projeto será a atuação prática de cerca de 320 estudantes, que acompanharão os agentes comunitários de saúde (ACS) e de vigilância ambiental em saúde (Avas) nas vistorias domiciliares da região, no final de maio. Além dos profissionais de saúde, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e Defesa Civil também estarão presentes à ação.

Fonte: Secretaria de Saúde do Distrito Federal

 

LEIA TAMBÉM:

RECOMENDAMOS

Brasília, Emprego e Renda, Saúde