Saúde realiza ação com práticas integrativas para alunos e professores em escola de Taguatinga

Saúde realiza ação com práticas integrativas para alunos e professores em escola de Taguatinga

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu, nesta segunda-feira (10), uma série de oficinas para promoção da saúde no Centro de Ensino Fundamental 10 de Taguatinga. A ação envolveu mais de 800 estudantes e profissionais da educação.

A ação foi realizada pela equipe multiprofissional (eMulti) da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5, que fica próxima à escola. “Pensamos em atividades que promovessem bem-estar, vínculo e cuidado. Queríamos criar um espaço de atenção, escuta e presença, sem transformar o momento em algo pesado ou difícil de abordar”, explicou a assistente social da UBS, Joyce Vieira, responsável pela organização da atividade.

Ao longo do dia, os alunos participaram de rodas de terapia comunitária, sessões de meditação, Lian Gong, auriculoterapia, além de oficinas de jogos de tabuleiro e um quiz sobre saúde. Os professores também tiveram acesso a atividades voltadas ao acolhimento e capacitação em primeiros socorros.

A nutricionista da SES-DF, Clarissa Benício, destacou os benefícios da ação. “Ao levar a prática de meditação para dentro das escolas, promovemos bem-estar e saúde mental para alunos e educadores, com uma pausa importante para que tenham calma e atenção. Os resultados são promissores, desacelerando o dia a dia de quem enfrenta os desafios da ansiedade”.

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A prática de meditação e outras estratégias de foco ensinam crianças e adolescentes a estarem cientes de suas emoções sem julgamento. Ao reconhecer e aceitar os sentimentos como eles são, esse público aprende a lidar melhor com a ansiedade ao invés de escondê-la.

Saúde emocional

Para a supervisora pedagógica da escola, Fernanda Costa, a parceria traz um tipo de cuidado que vai além das ações tradicionais. “A UBS já faz acompanhamento de rotina, como atualização da carteira vacinal dos alunos. Mas esta é a primeira vez que realizamos algo voltado para a saúde emocional, de forma tão completa”.

“De manhã, alguns alunos estavam tímidos, mas aos poucos foram se envolvendo. Vimos sorrir, relaxar e se conectar. Foi muito positivo”, completou.

A expectativa é que ações semelhantes possam ocorrer com mais regularidade. “Mesmo que seja uma vez por ano, já faz diferença. Promover esses espaços de cuidado fortalece toda a comunidade”, destacou a supervisora.

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