Saúde realiza ação com práticas integrativas para alunos e professores em escola de Taguatinga
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu, nesta segunda-feira (10), uma série de oficinas para promoção da saúde no Centro de Ensino Fundamental 10 de Taguatinga. A ação envolveu mais de 800 estudantes e profissionais da educação.
A ação foi realizada pela equipe multiprofissional (eMulti) da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5, que fica próxima à escola. “Pensamos em atividades que promovessem bem-estar, vínculo e cuidado. Queríamos criar um espaço de atenção, escuta e presença, sem transformar o momento em algo pesado ou difícil de abordar”, explicou a assistente social da UBS, Joyce Vieira, responsável pela organização da atividade.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook ,Threads e Instagram
Ao longo do dia, os alunos participaram de rodas de terapia comunitária, sessões de meditação, Lian Gong, auriculoterapia, além de oficinas de jogos de tabuleiro e um quiz sobre saúde. Os professores também tiveram acesso a atividades voltadas ao acolhimento e capacitação em primeiros socorros.
A nutricionista da SES-DF, Clarissa Benício, destacou os benefícios da ação. “Ao levar a prática de meditação para dentro das escolas, promovemos bem-estar e saúde mental para alunos e educadores, com uma pausa importante para que tenham calma e atenção. Os resultados são promissores, desacelerando o dia a dia de quem enfrenta os desafios da ansiedade”.
LEIA TAMBÉM:
- Novos investimentos em saúde na capital do país são tratado pelo prefeito de Igarapava
- Ministério da Saúde recebe prefeito de Jurumirim e vereadores para tratar de programas e investimentos na área da saúde
- Dr. José Augusto Anderson lança ‘Poesias de um Médico’ na Livraria Leitura do Colinas Shopping
- Ibovespa fecha em queda e interrompe maior sequência de altas do século
A prática de meditação e outras estratégias de foco ensinam crianças e adolescentes a estarem cientes de suas emoções sem julgamento. Ao reconhecer e aceitar os sentimentos como eles são, esse público aprende a lidar melhor com a ansiedade ao invés de escondê-la.
Saúde emocional
Para a supervisora pedagógica da escola, Fernanda Costa, a parceria traz um tipo de cuidado que vai além das ações tradicionais. “A UBS já faz acompanhamento de rotina, como atualização da carteira vacinal dos alunos. Mas esta é a primeira vez que realizamos algo voltado para a saúde emocional, de forma tão completa”.
“De manhã, alguns alunos estavam tímidos, mas aos poucos foram se envolvendo. Vimos sorrir, relaxar e se conectar. Foi muito positivo”, completou.
A expectativa é que ações semelhantes possam ocorrer com mais regularidade. “Mesmo que seja uma vez por ano, já faz diferença. Promover esses espaços de cuidado fortalece toda a comunidade”, destacou a supervisora.


