O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou o envio da proposta de reajuste salarial para a Polícia Penal ao Governo Federal. A medida atende a uma demanda antiga da categoria e é vista como um importante avanço na valorização dos servidores de segurança pública.
A vice-governadora em exercício, Celina Leão, anunciou o encaminhamento da proposta, que visa equiparar o aumento salarial da Polícia Penal aos moldes já concedidos à Polícia Civil do DF. O anúncio foi feito após uma reunião com representantes da categoria, incluindo o presidente do Sindicato da Polícia Penal (Sindppen-DF), Paulo Rogério da Silva.
Agradecimento e reconhecimento
Durante o encontro, o presidente do Sindppen-DF, Paulo Rogério da Silva, fez um agradecimento público à governadora.
“Eu queria, primeiramente, agradecer à senhora. A senhora novamente recebe a categoria e dá andamento naquilo, na pauta que a categoria estava reivindicando,” afirmou Paulo Rogério. Ele também mencionou a reunião matinal com o governador Ibaneis Rocha e o deputado distrital Wellington Luiz, destacando que foi concedido à Polícia Penal “o reajuste salarial nos mesmos moldes que foi concedido para a Polícia Civil.”
A vice-governadora Celina Leão confirmou o gesto e a celeridade do processo. “É importante falar que a SEAPE [Secretaria de Administração Penitenciária] já encaminhou, hoje. Já estou aqui com a minuta. Inclusive a cópia já está na mão do presidente do Sindicato, Paulo, e isso já foi encaminhado para a Economia. Em breve, vocês terão essa mensagem encaminhada ao Governo Federal,” declarou.
Celina Leão ainda reforçou seu compromisso histórico com a carreira: “Tenho certeza que os maiores avanços dessa carreira acontecerão na nossa gestão. É uma carreira que eu vi crescer, uma carreira que eu cuidei ainda quando eu era deputada.”
Iniciativas para Reeducação e Reinserção Social
Além do reajuste, a vice-governadora também adiantou que foi feito um pedido ao sindicato para que a Polícia Penal atue em um planejamento que visa a colocação de 100% da mão de obra carcerária em atividades laborais.
“Nós vamos fazer aquilo que a sociedade espera: cuidar, reeducar, para que as pessoas possam ser verdadeiramente reinseridas aí na sociedade,” destacou Celina Leão, enfatizando o papel da corporação na custódia e na reinserção social dos detentos.
Investimentos e valorização do servidor
O Governo do Distrito Federal tem demonstrado um compromisso contínuo com a segurança pública e seus profissionais.
O governo também investiu mais de R$ 10 milhões na modernização da frota policial, além de concluir a formação de mais de 1.500 servidores aprovados em concurso público. Esses investimentos refletem a postura responsável da gestão, que valoriza o servidor para garantir a proteção da sociedade, conforme reafirmado por Celina Leão.



