Programação gratuita oferece atendimentos de saúde, oficinas e shows para toda a comunidade
O frio típico de maio não impediu a população do Distrito Federal de ocupar a Torre de TV neste sábado (17) para participar da Semana S do Comércio — uma grande celebração pelos 80 anos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Com ações simultâneas em todo o Brasil, a iniciativa trouxe à capital federal uma programação gratuita, diversa e acolhedora, pensada para empresários, trabalhadores do setor e a comunidade em geral.
Entre os destaques, estão dezenas de serviços sociais e atendimentos de saúde e bem-estar, além de uma edição especial do projeto “Fecomércio Mais Perto de Todos”, que vai levar ao palco shows gratuitos da cantora Solange Almeida, Ju Marques, Isa Buzzi e artistas locais. A expectativa é impactar até 20 mil pessoas ao longo do dia.
“O Sistema S está presente o ano todo na vida das pessoas, oferecendo educação, saúde e cultura de forma gratuita e humanizada. Esta semana é um convite para que a população conheça esse trabalho que fazemos com tanto compromisso e dedicação”, explicou o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
“Mesmo com o frio, a presença do público tem sido muito significativa, o que mostra o quanto esses serviços fazem a diferença. Tivemos mais de 10 mil inscritos antecipadamente, e o movimento segue crescendo a cada instante”, completou.
Promovida pelo Sistema Comércio (CNC), Sesc, Senac, Fecomércio-DF, federações e sindicatos, a ação trouxe unidades móveis com serviços como mamografia, exames ginecológicos, inserção de DIU, consultas médicas, atendimentos odontológicos e oftalmológicos, testes rápidos, além de oficinas de culinária, beleza, moda e atividades infantis com o Bibliosesc.
Serviços que fazem a diferença
Para muitos moradores, o evento foi a oportunidade de cuidar da saúde, resolver pendências e aproveitar momentos em família.
“Esse evento é nota 10. Precisamos de pessoas que se preocupem com a gente. Já fiz exame, levei meus filhos para brincar e agora vamos esperar para curtir a música. Está sendo ótimo”, contou Carla Souza, moradora de Ceilândia.
Além das atrações culturais, o Instituto Fecomércio também ofereceu orientações profissionais e 250 vagas para os programas Menor Aprendiz e de estágio, reforçando o compromisso com a inclusão produtiva de jovens e adultos.
“Cheguei cedo, fiz um corte de cabelo e me inscrevi para uma vaga de estágio. Estou com esperança de conseguir uma oportunidade”, disse Lucas Santos, jovem de 17 anos do Itapoã.
O evento segue ao longo do dia, com oficinas, serviços e os aguardados shows musicais, que encerram a programação com a energia contagiante de Solange Almeida, reafirmando o compromisso do Sistema S em promover saúde, cultura e inclusão para toda a população.