A Inteligência Artificial deixou de ser algo futurista para se tornar uma ferramenta presente no dia a dia dos profissionais, segundo uma pesquisa realizada pelo Google e Ipsos, o Brasil é o quarto país que mais usa IA no mundo, 74% dos brasileiros dizem ter usado a ferramenta no último ano.
Apesar de popular, muitos profissionais ainda sentem receio da tecnologia se tornar uma vilã no mercado de trabalho e serem substituídos por ela. “A Inteligência Artificial não vai substituir você, ela vai substituir o profissional que não souber usá-la”, afirma Alfredo Araujo, especialista em Inteligência Artificial, professor na Hashtag Treinamentos, escola especializada em treinamentos profissionais na inteligência de dados.
O professor comenta que a IA é uma forte aliada para ganhar mais produtividade no dia a dia, principalmente para tarefas muito repetitivas, que podem ser realizadas de forma automática. “Precisamos entender o que a IA faz, ela substitui tarefas, não empregos. Hoje seu emprego é um conjunto de várias tarefas, e algumas são repetitivas e previsíveis, é aqui que a IA entra”, explica. Um exemplo seria no setor de vendas, a ferramenta pode ser utilizada para buscar novos clientes, criar mensagens padronizadas para iniciar um novo atendimento, e quando a negociação estiver avançada, o vendedor chega trazendo o fator humano para criar conexão com esse cliente e assim, fechar o negócio. “Um vendedor pode automatizar a busca de novos clientes através da IA, mas o fechamento, o convencimento, isso é um fator humano que só o vendedor tem”, explica Alfredo.
Como transformar a IA em uma aliada na sua carreira
A Inteligência Artificial não é uma tendência, mas uma ferramenta presente no dia a dia, o profissional que entender seu papel e como utilizá-la para melhorar seus processos vai se destacar no mercado, não apenas garantindo sua atual colocação, como também, sendo um precursor da ferramenta dentro das empresas. “Toda tecnologia nova pode trazer receios para sua implementação, por isso é essencial trazer dados que comprovam como ela está sendo benéfica para ganhar tempo em processos repetitivos”, explica Alfredo.
Outra análise importante para transformar a IA em uma aliada, é uma reflexão sincera sobre as tarefas que o profissional realiza hoje em seu emprego. “É necessário fazer uma análise sincera também sobre os papeis que sua função desempenha hoje em uma empresa, os lugares onde a IA mais se destaca são em tarefas automatizadas, como por exemplo: ajuste de planilhas, transcrever vídeos e áudios, responder e-mails padrão, por aqui a IA realmente facilita e automatiza os processos”, comenta o professor que reforça: “Usar a IA de forma estratégica é ganhar tempo com as atividades que podem ser automatizadas para assim, focar nas tarefas em que você é essencial” finaliza.
Erros comuns da Inteligência Artificial no trabalho
A IA é uma ferramenta importante para ganhar produtividade e realizar tarefas repetitivas da rotina, porém, precisa ser utilizada no momento e da forma correta para trazer benefícios aos processos de trabalho.
O professor listou alguns erros comuns que podem ser cometidos por profissionais que começam a aplicar a IA no dia a dia e que devem ser evitados.
1- Usar a IA em todas as decisões do trabalho: um erro comum é se empolgar com a tecnologia e deixá-la tomando todas as decisões, o professor reforça que a Inteligência Artificial não é feita para terceirizar pensamentos, ela é sua assistente, mas as decisões são suas.
2- Não revisar o trabalho feito pela IA: não copie e cole tudo que foi gerado pela Inteligência Artificial sem revisar, a responsabilidade pelo seu trabalho não deve ser terceirizada.
3- Não faça pedidos genéricos para a IA: ela é uma ferramenta que precisa de orientações precisas para gerar bons resultados, orientações genéricas, como por exemplo: escreva um email, vai trazer como resultado algo genérico também.
4- Não ignore seus próprios dados: você precisa fornecer informações para a ferramenta, sem eles a IA não funciona.
5- Meça o impacto: como já dito, novas tecnologias podem trazer resistência para implementação, por isso, medir o impacto no tempo ganho, no dinheiro que deixa de ser desperdiçado, por exemplo, são dados importantes para apresentar para os líderes da empresa ou setor.

