Educação é a chave para o desenvolvimento social e sustentável, afirma Celina Leão no Rio

No Rio de Janeiro, vice-governadora apresenta ações do Distrito Federal e reforça que o desenvolvimento sustentável passa, impreterivelmente, pela formação e conscientização da sociedade

Defendendo a educação como ferramenta indispensável para o avanço da economia circular, a vice-governadora Celina Leão, marcou presença no 24° Fórum Empresarial LIDE, nesta sexta-feira (22), no Rio de Janeiro. Durante sua participação no painel “Economia Circular e Desenvolvimento Social”, ela destacou a centralidade do tema e apresentou os programas e ações que o DF tem implementado como modelo de desenvolvimento sustentável.

“Nós temos o Reciclotech, onde nós reciclamos todos os computadores da rede pública e ainda capacitamos mais de 5.000 pessoas para que aquilo tenha uma segunda destinação. Nós temos a primeira usina pública do país, foi feita no Distrito Federal”.

LEIA TAMBÉM:

Ela ainda destacou os avanços em sustentabilidade na educação e na frota de veículos do país, “100% hoje da nossa rede de educação já está fazendo um investimento para ser 100% sustentável. “Nós temos a frota de veículos, de ônibus, mais ecológica do Brasil, com o Euro 6. Quase 100% da nossa frota. E nós temos também a maior frota de veículos elétricos do Brasil”, disse a vice-governadora.

O DF tem avançado em iniciativas voltadas ao tema, entre elas o programa Reciclotech que promove a coleta e a reciclagem de lixo eletrônico e oferece cursos gratuitos de capacitação tecnológica para jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade. E, também, a inauguração do Centro Integrado de Inteligência Artificial, que já promoveu hackathons e capacitações, inclusive voltados a desafios ambientais e de reaproveitamento de recursos. No campo do saneamento, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal é referência nacional e atende quase 99 por cento da população com água tratada e mais de 90 por cento com coleta de esgoto. São ações que mostram que o DF, além de ser o centro político do Brasil, pode ser também um laboratório de soluções sustentáveis.

O fórum que termina hoje  (23), reúne algumas das principais lideranças do país, entre empresários, gestores públicos, autoridades do judiciário e representantes da sociedade civil.

RECOMENDAMOS