Em encontro com o vice-governador Daniel Vilela, gigante da tecnologia coloca legislação goiana como referência mundial, à frente de projeto nacional e ao lado da do Japão
Em encontro na sede da Google em São Paulo, na última quinta-feira (14), o vice-governador Daniel Vilela apresentou o portfólio de avanços tecnológicos de Goiás e recebeu elogios do vice-presidente da companhia, Doron Avni. O executivo demonstrou entusiasmo com o pioneirismo do estado em áreas como a regulação de IA, os projetos de inovação do Hub Goiás, o programa Gaia da UFG e a modernização da educação com a entrega de Chromebooks.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
Para o executivo da gigante de tecnologia, a regulamentação do uso de Inteligência Artificial realizada pelo Governo de Goiás, para incentivar o avanço tecnológico, é referência mundial no tema “lado a lado com a lei do Japão”. Avni ainda destacou que a legislação goiana está à frente do projeto de lei nacional (PL 2338/23), que aguarda deliberação na Câmara dos Deputados.
“Utilizamos o Gemini, nossa ferramenta de IA, para perguntar qual legislação seria mais completa e inovadora, e a resposta foi a normativa de Goiás”, afirmou ao pontuar que a lei goiana é mais favorável à inovação para atrair provedores de nuvem.
Leia ainda
- Projeto propõe que farmácias privadas distribuam medicamentos da rede pública no DF
- Memória sobre rodas: Brasília Auto Indoor se firma como celebração de carros clássicos e do patriotismo
- A memória curta: Cappelli ataca o sucesso do BRB, mas esquece a Circus Maximus na gestão Rollemberg
Outra ação do Governo de Goiás que chamou a atenção da Google é a parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás com o objetivo central de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento da IA no estado.
Como resultado, está o projeto Gaia, modelo avançado de inteligência artificial de código aberto aprimorado para o português do Brasil desenvolvido por pesquisadores do Ceia, com base na arquitetura aberta da IA Gemma 3, da Google.
Além disso, o governo estadual ainda investe na área por meio do Hub Goiás, instituição pública criada para fomentar o ecossistema de inovação.
Com um programa estruturado para se tornar a maior iniciativa de incubação de startups em inteligência artificial da América Latina, o governo estadual vai investir R$ 2 milhões nas dez melhores startups que tenham essa tecnologia como elemento central em seus modelos de negócio, visando resolver problemas complexos em diversas áreas.
Educação e segurança
Ainda em investimento atrelado as novas tecnologias, Avni também elogiou os esforços do governo estadual na área de educação, como a iniciativa da entrega de 340 mil Chromebooks a estudantes da rede estadual.
“Vocês focam em garantir que os estudantes de Goiás tenham o necessário para prosperar no mundo da IA”, comentou o executivo. “Estou muito orgulhoso da parceria com o seu Estado”.
Ao comentar o tema, o vice-governador acrescentou que o avanço educacional em Goiás está diretamente ligado ao aprimoramento da segurança pública no Estado, que investiu no uso de câmeras de monitoramento com inteligência embarcada, o que elevou em 70% a recuperação de celulares e veículos roubados.
“Temos um ambiente seguro, esse fator funciona como um indutor para que novas empresas, em especial no campo da inovação, se instalem em nosso estado. Esse clima de paz também gera reflexo na educação e formação, como, por exemplo, os estudantes transitam entre casa e escola com seus equipamentos, sem medo de roubos e furtos.
Em casa, os Chromebooks também são usados por familiares, promovendo a inclusão digital de todos”, ressaltou Vilela.
“Estamos trabalhando para que Goiás siga sendo referência em inovação, unindo tecnologia, educação e segurança para criar um ambiente que atraia investimentos e gere oportunidades para nossa população”, disse.
“Queremos ampliar essa inovação tecnológica e digital também na prestação dos serviços públicos”, finalizou o vice-governador, destacando que a Google também manifestou interesse de ampliar as parcerias com o Estado em novos projetos.