Escola no DF se torna a primeira do país a ter robôs e plataforma exclusiva de IA integrados ao currículo de forma oficial e estruturada
O educador e empreendedor em educação Thiago Gomes anuncia a implantação de um projeto inédito de Inteligência Artificial (IA) no setor privado educacional brasileiro. A iniciativa terá início em 2026 em uma das unidades da rede Maple Bear, localizada em Águas Claras (DF). Com isso, a escola se torna a primeira do país a integrar, de forma oficial e estruturada, robôs, plataformas digitais exclusivas e formação docente ao currículo.
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A novidade coloca o Brasil em destaque nas tendências globais de inovação, preparando os alunos para um futuro onde a tecnologia é central.
IA é realidade: 97% dos brasileiros e 7 em cada 10 estudantes do Ensino Médio já usam a tecnologia
O projeto surge em um contexto onde a Inteligência Artificial já faz parte do cotidiano da população e das salas de aula.
Segundo pesquisa da Opinion Box e CX Brain (2025), 97% dos brasileiros conectados afirmam ter algum entendimento sobre IA e 70% dizem utilizá-la semanalmente. No ambiente escolar, o impacto é igualmente claro. A 15ª edição da pesquisa TIC Educação (Cetic.br) mostra que sete em cada dez estudantes do ensino médio que utilizam a internet já recorreram a ferramentas de IA generativa — como ChatGPT, Copilot e Gemini — para realizar pesquisas escolares.
Diante desse cenário, Thiago Gomes decidiu levar a inovação para suas unidades com o projeto que visa promover o uso responsável e criativo da Inteligência Artificial pelos alunos.
Robô humanoide, quadrúpede e plataforma THink.AI: como o projeto funcionará
O projeto prevê a chegada de dois tipos de robôs, além de uma plataforma digital exclusiva.
Os principais pilares da iniciativa incluem:
- Robô Humanoide e Quadrúpede: Atuarão em sala de aula com funções lúdicas, pedagógicas e inclusivas. O objetivo é estimular habilidades como criatividade, programação, bilinguismo aplicado à tecnologia e pensamento crítico.
- Plataforma THink.AI: Ferramenta exclusiva que oferecerá aos alunos atividades de redação criativa, matemática, produção multimídia e pesquisas supervisionadas.
- Formação Docente: Professores já estão em processo de formação prática e especializada, aprendendo a usar a IA como apoio no planejamento de aulas, na redução de tarefas burocráticas e na aplicação de metodologias inovadoras.
“Queremos que nossos alunos sejam protagonistas no uso responsável e criativo da Inteligência Artificial. A ideia não é substituir professores ou conteúdos, mas usar a tecnologia como aliada na aprendizagem, estimulando pensamento crítico, resolução de problemas e inovação”, afirma Thiago Gomes.
A lacuna de preparo: escolas e famílias no debate sobre IA responsável
O lançamento do projeto também atende a uma demanda por orientação pedagógica. O levantamento da TIC Educação revela que apenas 32% dos estudantes receberam orientação formal sobre como aplicar a IA de forma pedagógica em sala de aula, evidenciando lacunas no preparo de escolas, professores e famílias.
Apesar disso, o debate sobre o uso responsável da IA já está na pauta das instituições: 68% dos gestores afirmam ter realizado reuniões com professores e 60% com pais e responsáveis, sendo que 40% abordaram regras específicas sobre o uso de ferramentas de IA por alunos e docentes. “Integrar essa tecnologia ao nosso modelo pedagógico é preparar os alunos para o futuro sem abrir mão da essência da nossa missão. Educação não é apenas transmissão de saberes, mas uma herança transformadora, capaz de moldar líderes criativos e íntegros para as próximas gerações”, complementa Thiago.
Tendência Global: Brasil se conecta a EUA e China na inovação em Educação
A iniciativa conecta o Brasil às principais tendências globais de inovação na educação, já adotadas em países como China, Estados Unidos e Emirados Árabes. A relevância do tema é reforçada pelos números do mercado: segundo a consultoria Statista, o mercado global de big data — base para os sistemas de IA — deve movimentar mais de US$ 103 bilhões até 2027, com soluções de software representando quase metade desse montante.
O lançamento oficial está previsto para 2026, com evento aberto a famílias, alunos e imprensa, que poderão acompanhar a estreia dos robôs e das novas ferramentas digitais em sala de aula.



