Turismo"Conexão Elas na Expo" debate papel feminino no impulso de negócios na Expo Turismo Goiás

“Conexão Elas na Expo” debate papel feminino no impulso de negócios na Expo Turismo Goiás

Evento voltado para o empoderamento feminino reuniu líderes para discutir a presença de mulheres no mercado de Turismo

A primeira edição do Conexão Elas na Expo, um evento focado em fortalecer a presença feminina no setor de turismo, ocorreu durante a Expo Turismo Goiás. Realizado na manhã da última sexta-feira (4), o encontro reuniu especialistas e lideranças femininas para debater os desafios e as oportunidades do mercado, ressaltando o poder da união entre mulheres para construir um setor mais inclusivo e robusto.

LEIA TAMBÉM:

Rose Páscoa, coidealizadora do evento, explicou que a iniciativa surgiu “pensando no que podemos fazer juntas para melhorar ainda mais os nossos caminhos no corporativo e nos desafios que enfrentamos todos os dias”. Já Vanessa Leal, presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) Nacional, reforçou a importância de ações que vão além do reconhecimento: “É uma extensão do Prêmio Amélia Earhart, que fazemos todos os anos na Expo Turismo Goiás, porque, mais do que premiar, precisamos impulsionar as mulheres”, completou.

No painel O Mercado de Viagens para Mulheres, as especialistas Patty Leone, influenciadora digital e apresentadora do Malas Prontas, da Jovem Pan, e Daniella Barbosa, diretora da Goiás Turismo, compartilharam insights valiosos.

Patty destacou a importância da segurança e da adaptação cultural para mulheres que viajam sozinhas: “Precisamos nos adequar da melhor maneira possível, como observar a ambientação cultural e optar por hotelaria internacional, que oferece serviços mais alinhados com hábitos globais.”

Ela também ressaltou o papel do agente de viagens: “Vocês não vendem mais pacotes, vendem experiências e comodidades; são conselheiros”, finalizou.

Daniella, por sua vez, reforçou o poder feminino no setor: “Mais de 80% das decisões de viagem são tomadas por mulheres. Quando compartilhamos experiências, criamos trocas inspiradoras”, comentou.

Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, representou a ministra substituta Ana Carla Lopes, que participou por vídeo na temática A Participação das Mulheres na Liderança Turística.

A profissional enfatizou a necessidade de união: “As mulheres precisam parar de se ver como competidoras e se enxergar como parceiras. Ainda há desafios, mas somos capazes de ocupar espaços majoritariamente masculinos”.

Além disso, Ana reforçou que o Ministério do Turismo, com mais de 50% de gestoras, têm desenvolvido políticas públicas para valorização das mulheres, como a parceria com a ABIH Nacional que oferece 15% de desconto para mulheres viajando sozinhas e condições especiais de financiamento para mulheres que acabaram de ser mães, por meio do Fundo Geral de Turismo.

No debate Desafios para o Posicionamento das Mulheres Profissionais no Turismo, Giovanna Tavares, presidente da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), e Jaqueline Gil, CEO da Amplia Mundo, abordaram obstáculos estruturais.

Giovanna destacou que “quando estamos em cargos de liderança, o descrédito vem junto. Precisamos formar uma rede segura, solidária e participativa.” Já Jaqueline alertou sobre mecanismos de desestabilização: “Boicotes, difamações e abuso de poder ainda são comuns. Só mudaremos isso com colaboração radical entre mulheres.”

Encerrando o conteúdo, Thais Medina, CEO da agência de Marketing para o Turismo e representação de destinos Business Factory, ministrou a palestra Acelerando a Liderança, conectando o mundo off-road com aprendizados de gestão: “Pensar pequeno ou grande dá o mesmo trabalho. Então, planeje, faça conexões e esteja aberta ao aprendizado. Liderar é orientar, acompanhar e cobrar, mas também compartilhar muito e se divertir no processo”, finalizou.

A Expo Turismo Goiás 2025 foi patrocinada pelo Ministério do Turismo  (MTur), o Governo do Estado de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Últimas