Evento voltado para o empoderamento feminino reuniu líderes para discutir a presença de mulheres no mercado de Turismo
A primeira edição do Conexão Elas na Expo, um evento focado em fortalecer a presença feminina no setor de turismo, ocorreu durante a Expo Turismo Goiás. Realizado na manhã da última sexta-feira (4), o encontro reuniu especialistas e lideranças femininas para debater os desafios e as oportunidades do mercado, ressaltando o poder da união entre mulheres para construir um setor mais inclusivo e robusto.
LEIA TAMBÉM:
- Pesquisa Quaest/Genial Investimentos: Deputados Federais não acreditam na aprovação da agenda governamental de Lula no 2º semestre
- Lula diz que Motta descumpriu acordo e derrubada do IOF foi absurda
- Cursos digitais para capacitação de jovens serão lançados na sexta-feira (4)
- Confiança do Empresário do Comércio mantém trajetória de alta em junho, aponta CNC
Rose Páscoa, coidealizadora do evento, explicou que a iniciativa surgiu “pensando no que podemos fazer juntas para melhorar ainda mais os nossos caminhos no corporativo e nos desafios que enfrentamos todos os dias”. Já Vanessa Leal, presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) Nacional, reforçou a importância de ações que vão além do reconhecimento: “É uma extensão do Prêmio Amélia Earhart, que fazemos todos os anos na Expo Turismo Goiás, porque, mais do que premiar, precisamos impulsionar as mulheres”, completou.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
No painel O Mercado de Viagens para Mulheres, as especialistas Patty Leone, influenciadora digital e apresentadora do Malas Prontas, da Jovem Pan, e Daniella Barbosa, diretora da Goiás Turismo, compartilharam insights valiosos.
Patty destacou a importância da segurança e da adaptação cultural para mulheres que viajam sozinhas: “Precisamos nos adequar da melhor maneira possível, como observar a ambientação cultural e optar por hotelaria internacional, que oferece serviços mais alinhados com hábitos globais.”
Ela também ressaltou o papel do agente de viagens: “Vocês não vendem mais pacotes, vendem experiências e comodidades; são conselheiros”, finalizou.
Daniella, por sua vez, reforçou o poder feminino no setor: “Mais de 80% das decisões de viagem são tomadas por mulheres. Quando compartilhamos experiências, criamos trocas inspiradoras”, comentou.
Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, representou a ministra substituta Ana Carla Lopes, que participou por vídeo na temática A Participação das Mulheres na Liderança Turística.
A profissional enfatizou a necessidade de união: “As mulheres precisam parar de se ver como competidoras e se enxergar como parceiras. Ainda há desafios, mas somos capazes de ocupar espaços majoritariamente masculinos”.
Além disso, Ana reforçou que o Ministério do Turismo, com mais de 50% de gestoras, têm desenvolvido políticas públicas para valorização das mulheres, como a parceria com a ABIH Nacional que oferece 15% de desconto para mulheres viajando sozinhas e condições especiais de financiamento para mulheres que acabaram de ser mães, por meio do Fundo Geral de Turismo.
No debate Desafios para o Posicionamento das Mulheres Profissionais no Turismo, Giovanna Tavares, presidente da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), e Jaqueline Gil, CEO da Amplia Mundo, abordaram obstáculos estruturais.
Giovanna destacou que “quando estamos em cargos de liderança, o descrédito vem junto. Precisamos formar uma rede segura, solidária e participativa.” Já Jaqueline alertou sobre mecanismos de desestabilização: “Boicotes, difamações e abuso de poder ainda são comuns. Só mudaremos isso com colaboração radical entre mulheres.”
Encerrando o conteúdo, Thais Medina, CEO da agência de Marketing para o Turismo e representação de destinos Business Factory, ministrou a palestra Acelerando a Liderança, conectando o mundo off-road com aprendizados de gestão: “Pensar pequeno ou grande dá o mesmo trabalho. Então, planeje, faça conexões e esteja aberta ao aprendizado. Liderar é orientar, acompanhar e cobrar, mas também compartilhar muito e se divertir no processo”, finalizou.
A Expo Turismo Goiás 2025 foi patrocinada pelo Ministério do Turismo (MTur), o Governo do Estado de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).