Enoturismo no DF: Ibaneis cria comissão para fomentar o setor

O enoturismo é uma atividade econômica e turística que se dedica ao prazer de degustar vinhos e explorar vinícolas

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), criou uma comissão para avaliação e definição de ações de fomento ao enoturismo na capital do país.

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

A comissão é composta por representantes das secretarias de Governo, Cultura e Economia Criativa, Agricultura, Economia, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e da Emater. Ela tem 90 dias para apresentar um relatório, podendo prorrogar por igual período.

O enoturismo é uma atividade econômica e turística que se dedica ao prazer de degustar vinhos e explorar vinícolas. Nos últimos anos, a produção de vinhos no Distrito Federal tem crescido significativamente. Em 2022, foram produzidas 1,4 mil toneladas de uvas cultivadas em 88 hectares localizados entre as regiões do Paranoá, Planaltina e Sobradinho.

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, avalia que o decreto é uma sinalização do governo para essa importante novidade. “Esse decreto é uma sinalização do governo para essa importante novidade, que tem acontecido em Brasília nos últimos anos, que é a produção de uva e também a implantação dessas vinícolas que estão chamando atenção de todo o DF e do Brasil”, disse Pires.

O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, ressalta que o enoturismo pode impulsionar o turismo na capital do país. “Apoiar o enoturismo é uma forma de impulsionar o turismo em Brasília, entregando ao visitante mais um atrativo para que ele possa vivenciar, aqui na capital do país, uma experiência que envolve natureza, gastronomia, lazer e muito mais”, afirmou Araújo.

Leia mais

A comissão terá a missão de avaliar o atual cenário do enoturismo no Distrito Federal, identificar oportunidades e propor ações para fomentar o setor. Entre as ações que podem ser propostas estão a realização de eventos, a capacitação de profissionais e a criação de roteiros turísticos.

O enoturismo tem potencial para se tornar um importante segmento econômico no Distrito Federal. A produção de vinhos pode gerar empregos e renda, além de contribuir para o desenvolvimento do turismo na capital do país.

RECOMENDAMOS