Turismo no DF cresce 76% com apoio a eventos e reestruturação, diz Ibaneis

O DF recebeu mais de 80 mil visitantes estrangeiros entre janeiro e setembro, e projeta novos avanços com a reabertura do Autódromo Nelson Piquet

A capital federal vive uma fase de forte ascensão no cenário turístico internacional. Dados recentes indicam que o Distrito Federal recebeu mais de 80 mil turistas estrangeiros de janeiro a setembro deste ano, o que representa um aumento expressivo de quase 76% em relação ao mesmo período de 2024.

O crescimento foi celebrado pelo governador Ibaneis Rocha, que atribui o resultado a uma série de investimentos e políticas públicas voltadas para o setor. “Brasília vive um novo momento de turismo internacional. O resultado é fruto de muito trabalho do nosso governo, que tem fortalecido o setor com o apoio de grandes eventos, novas rotas turísticas, reformas de monumentos e o programa Vai de Graça, que oferece transporte gratuito aos domingos e feriados”, declarou o governador.

Capital estratégica e receita em alta

O sucesso no fluxo de visitantes consolida Brasília como um ponto estratégico no turismo brasileiro e se reflete diretamente na economia local.

O governador Ibaneis destacou que o Distrito Federal conta com voos diretos para nove destinos internacionais e registrou um crescimento de 900% na arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviços) do setor de turismo desde 2022.

O resultado positivo, segundo o Governo do DF, é fruto do fortalecimento do setor por meio de grandes eventos, criação de novas rotas turísticas, reformas de monumentos e programas de facilitação como o “Vai de Graça”.

Autódromo Nelson Piquet

A próxima grande atração que promete impulsionar ainda mais o turismo é a reabertura do Autódromo Nelson Piquet.

Na última segunda-feira (20), o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, finalizou os detalhes para a inauguração da nova pista. O evento de reabertura, marcado para 30 de novembro, será uma etapa da Stock Car e terá entrada franca para o público.

O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, projetou um impacto positivo imediato na economia da capital. “A reabertura do autódromo é um marco pra Brasília e vai movimentar novos eventos, empregos, renda para comerciantes, impulso para todo o segmento turístico e muito mais lazer pra quem vive e visita nossa capital”, afirmou Araújo.

RECOMENDAMOS