Texto segue para o Senado
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5384/20, da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outros, que reformula a Lei de Cotas no ensino federal. A proposta será enviada ao Senado.
Entre outros pontos, o texto diminui de 1,5 para um salário mínimo a renda per capita familiar máxima do estudante candidato ao ingresso pelas cotas por ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
LEIA TAMBÉM:
- GMV Fashion Show: idosas do Sesc Ceilândia vão participar de curso de modelo profissional
- Lira derruba convocação de Rui Costa na CPI do MST
- Aeroporto de Brasília inaugura novo Terminal de Aviação Executiva e BRB alia sua marca em iniciativa inovadora
- Ao vivo: Anderson Torres depõe na CPI da CLDF; veja
O projeto foi aprovado na forma de substitutivo da relatora, deputada Dandara (PT-MG). Segundo o texto, a avaliação do sistema de cotas deverá continuar a ocorrer a cada dez anos e os integrantes de quilombos também poderão acessar o ensino federal por meio dessa reserva.
- Fies 2026/2: instituições de ensino privadas têm até quarta-feira para disponibilizar vagas
- UEG abre 390 vagas para mestrado e doutorado com inscrição gratuita
- Inep divulga locais para reaplicação do Encceja
- Enamed: candidatos podem verificar aprovação do pedido de reaplicação
- MEC divulga avaliação de livros didáticos
O substitutivo estabelece um novo mecanismo para o preenchimento das cotas. Em vez de os cotistas concorrerem somente às vagas estipuladas para seu subgrupo (pretos, pardos, indígenas, etc.), eles concorrerão às vagas gerais. Se não alcançarem a nota para ingresso, então sua nota será usada para concorrer às vagas reservadas a seu subgrupo dentro da cota global de 50%.

