Falha global derruba Instagram e Facebook por horas nesta terça-feira (5)

Fachada da Meta, dona de Facebook e Instagram. — Foto: Jeff Chiu/AP

A falha afetou tanto o acesso via navegador quanto os aplicativos para smartphones.

Em um dia caótico para os usuários das redes sociais, o Instagram e o Facebook ficaram fora do ar por volta das 12h30 desta terça-feira (5). Até a última atualização desta reportagem, as plataformas ainda apresentavam instabilidade e a Meta, empresa controladora das redes, não havia divulgado uma previsão de quando os serviços seriam normalizados.

Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

O site Downdetector, que monitora instabilidades em aplicativos e sites, registrou um pico de reclamações no Brasil e em outros países. No Brasil, o Instagram chegou a ter mais de 19 mil notificações de problemas, enquanto o Facebook ultrapassou 27 mil. As notificações dispararam por volta das 12h30, indicando o início da falha.

Ao tentar acessar o Instagram, os usuários se depararam com mensagens como “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”, mesmo com a internet funcionando normalmente. Já no Facebook, os usuários foram deslogados de suas contas.

O WhatsApp, que também pertence à Meta, apresentou instabilidade para alguns usuários, mas o número de reclamações no Downdetector foi menor do que para as outras plataformas.

A falha afetou tanto o acesso via navegador quanto os aplicativos para smartphones.

Em resposta à crise, o diretor de comunicações da Meta, Andy Stone, publicou no Twitter que a empresa estava ciente dos problemas e trabalhando para resolvê-los.

A falha global também atingiu outros países. Nos Estados Unidos, o Facebook teve mais de 200 mil reclamações no Downdetector, enquanto o Instagram teve mais de 40 mil. No Reino Unido, os números foram de 150 mil e 25 mil, respectivamente.

Leia mais

A queda das plataformas gerou memes, críticas e reflexões sobre a dependência das redes sociais na vida das pessoas.

Até o momento, a Meta não divulgou a causa da falha.

Esta reportagem será atualizada assim que novas informações forem disponibilizadas.

RECOMENDAMOS