As escolas da rede pública têm até a data final para selecionar as melhores redações e encaminhar à Coordenação Regional de Ensino; o projeto é voltado para alunos do ensino médio
O programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (30). As escolas da rede pública devem selecionar a melhor redação e enviar para a coordenação regional de ensino (CRE). O texto escolhido deverá ser transcrito na folha de redação oficial do concurso e ser acompanhado da ficha de inscrição, ambas disponíveis no site.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook , Threads e Instagram
O projeto seleciona estudantes do ensino médio da rede pública para uma experiência dentro do Senado Federal, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre política, democracia e cidadania. Este ano, a semana de vivência legislativa será de 18 a 22 de agosto. Ao todo serão 27 estudantes participantes, sendo um de cada estado brasileiro e um do Distrito Federal. Todos participam da vivência ao lado do professor orientador da redação.
LEIA TAMBÉM:
- Comissão de Direitos Humanos do Senado aprova prazo de 1 ano para mulheres denunciarem agressores em casos de violência doméstica
- Reforma tributária na construção é alerta para ação estratégica imediata
- Agosto Lilás: Distritais pressionam GDF a tirar do papel leis de proteção à mulher
- Em Luziânia, Progressistas debate estratégias de segurança e saúde da mulher
Os jovens serão selecionados a partir de um concurso para escolher a melhor redação sobre o tema Emergência climática: pense no futuro, aja no presente. O conteúdo precisa ter sido feito em sala de aula, conter entre 20 e 30 linhas e seguir as regras do Guia de Redação 2025. Para participar, o jovem deve estar regularmente matriculado em um dos anos escolares do ensino médio da rede pública, ter no máximo 19 anos completos até 31 de dezembro de 2025 e ter disponibilidade no período da semana de vivência legislativa.
As três melhores redações serão selecionadas pela Secretaria de Educação de cada unidade da Federação para serem encaminhadas ao Senado Federal. A escolha final dos jovens senadores será feita em 13 de junho, com anúncio dos vencedores no dia 27. O regulamento pode ser conferido no link.