Decisão foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do Distrito Federal
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, revogou, nesta terça-feira (10), o Decreto – nº 40.924, de 26 de junho de 2020, que declara estado de calamidade pública pela pandemia da covid-19 na capital federal.
A decisão está publicada no Diário Oficial do Distrito Federal. Pela norma que estava em vigor, o governo distrital não era obrigado a cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. O DF podia, por exemplo, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar metas fiscais previstas para custear ações de combate à covid-19. Além disso, podia ter acesso a recursos da União e a benefícios sociais antecipados, além de adiar o pagamento de empréstimos federais.
LEIA TAMBÉM:
- Obras de mobilidade do GDF são destaque em encontro da construção civil
- Fecomércio-DF é anfitriã do primeiro encontro do ciclo de reuniões itinerantes da Jucis-DF
- Projeto Sistema Fecomércio Perto de Você chega ao Paranoá com aplicação de DIU nas mulheres e outros serviços gratuitos para a população
- Senado aprova PEC que amplia limite de idade para indicação de ministros ao STF
A revogação do estado de calamidade no DF segue ação do governo federal que, no final de abril deste ano, declarou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), instituída em fevereiro de 2020.
- Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 33,4%, aponta pesquisa IGAPE
- Transporte público gratuito no DF: saiba como pedir o cartão para pessoas com deficiência ou doenças graves
- Mais de 1.000 vagas de emprego abertas no DF: confira cargos e como se candidatar
- Marcela Passamani mobiliza mais de 7 mil pessoas em abertura de campanha a deputada distrital
- Como doar e receber nos bancos de leite humano do DF
Taxa de transmissão
Com 83,79% da população com o esquema vacinal completo, o número de casos, mortes e internações por covid-19 no Distrito Federal teve redução nos últimos meses.
Apesar disso, a taxa de transmissão da doença teve a sétima alta seguida e está em 1,12, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (9) pela Secretaria de Saúde do DF. No início do ano, o índice estava próximo a 0,60.
Fonte: Agência Brasil

