A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) lançou, nesta segunda-feira (18), a cartilha Crianças e adolescentes vítimas de violência no âmbito doméstico e familiar, elaborada pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes Vítimas no Âmbito Doméstico e Familiar (Nudecad). A divulgação ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O material reúne informações sobre os diferentes tipos de violência praticados contra crianças e adolescentes, os possíveis sinais de alerta, as formas de acolhimento e os canais de atendimento disponíveis. A publicação também apresenta orientações sobre como agir diante de suspeitas ou relatos de violência, além de esclarecer as atribuições do Nudecad e os serviços prestados pelo núcleo da DPDF.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook ,Threads e Instagram
Para a defensora pública e autora da cartilha, Giselle Kirmse Rodrigues, a iniciativa busca ampliar o acesso à informação e fortalecer a rede de proteção. “Muitas situações de violência ocorrem de forma silenciosa e nem sempre deixam marcas visíveis. Por isso, é fundamental que familiares, profissionais e toda a sociedade saibam identificar sinais de alerta e entendam como agir para garantir a proteção de crianças e adolescentes”, afirmou.
Além de explicar medidas protetivas previstas em lei e destacar a importância da escuta especializada e da prevenção à revitimização, a cartilha reforça que a violência contra crianças e adolescentes deve ser enfrentada de forma coletiva. O material também reúne canais de denúncia e atendimento, como o Disque 100, os conselhos tutelares e os serviços da rede de proteção do DF.
Clique aqui e acesse a cartilha na íntegra.
- Candidatos realizam lives e cancelam debate na quinta-feira
- Arruda não manda no voto de ninguém”, afirma sobre apoio do PSD em sabatina do Metrópoles
- Na reta final, Celina lidera com 53% dos válidos e venceria no 1º turno, diz Datafolha
- Dólar encerra cotação acima de R$ 5,22 em dia de instabilidade global
- Tarifa zero para instrumentos musicais importados entra em vigor

