Distrito FederalGDF anuncia asfalto, esgoto e nova iluminação pública para a comunidade de Santa Luzia

GDF anuncia asfalto, esgoto e nova iluminação pública para a comunidade de Santa Luzia

Investimento de R$ 700 mil em iluminação de LED abre caminho para saneamento e pavimentação.

A comunidade de Santa Luzia, na Cidade Estrutural, começou a receber um pacote histórico de obras estruturantes do Governo do Distrito Federal (GDF). As intervenções, que já mudam a realidade local, reúnem a instalação de 750 novos postes de iluminação pública em LED, implantação de redes de esgoto e drenagem pluvial, além da futura pavimentação asfáltica. O projeto integrado visa corrigir um deficit histórico de infraestrutura e garantir dignidade aos moradores da região.

Durante agenda oficial na localidade, a governadora Celina Leão ressaltou o impacto social das intervenções. “A Chácara Santa Luzia está sendo transformada. Uma área que não tinha perspectiva de regularização fundiária agora começa a receber melhorias concretas, como iluminação, esgoto, drenagem e, em breve, asfalto”, apontou a chefe do Executivo.

Mais segurança com iluminação pública em LED

A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) já iniciou os trabalhos de modernização do sistema elétrico local. O projeto prevê a instalação de aproximadamente 750 postes equipados com tecnologia LED, somando um investimento estimado em R$ 700 mil.

De acordo com o presidente da CEB IPes, Elie Chidiac, o cronograma está avançado e a meta é concluir os trabalhos em toda a comunidade em um prazo de 20 a 30 dias. A chegada da luz artificial é vista pelos moradores como um divisor de águas para a segurança pública, facilitando o deslocamento noturno de trabalhadores e estudantes.

Para o padre Lourenço Ferronato, responsável pela Capela Santa Luzia, a mudança resolve um problema crônico. “A iluminação trará segurança. As pessoas muitas vezes são obrigadas a voltar para casa à noite e a escuridão gerava muita insegurança, inclusive para os fiéis que frequentam as missas noturnas”, relatou.

Além da iluminação, as obras de drenagem e a futura rede de esgoto visam solucionar problemas sanitários e reduzir os impactos causados pelas águas pluviais. A pavimentação asfáltica subsequente será responsável por eliminar a lama e as erosões nos períodos de chuva, garantindo tráfego digno a pedestres e veículos na Cidade Estrutural.

 

Últimas