Turismo em Unidades de Conservação injetou R$ 40,7 bi na economia brasileira em 2025, segundo estudo do ICMBio, elaborado no âmbito do Programa Natureza com as Pessoas, que conta com o apoio do Ministério do Turismo.
O estudo apresentado nesta quinta-feira (7), durante o 10º Salão do Turismo, em Fortaleza (CE), apontou que cada R$ 1 investido nas Unidades de Conservação federais do Brasil gera retorno de R$ 15,60 para a economia.
Para o Ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, os números reforçam o potencial que o Brasil tem no turismo de natureza. “E mostram que nossas Unidades de Conservação são cada vez mais reconhecidas como destinos estratégicos para o país”, completou.
Socióloga e diretora de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Iara Vasco reforça que a pesquisa, ainda não publicada oficialmente, integra o Programa Natureza com as Pessoas, lançado durante o 9º Salão do Turismo, em 2024. “Desde então, começamos a compreender o Turismo de Base Comunitária nas reservas extrativistas como uma alternativa que vai além do manejo de recursos naturais, mas também como um potencial econômico, e não apenas financeiro, impulsionando uma cadeia produtiva da qual nós sequer tínhamos dimensão”, afirma.
- Dólar fecha último pregão cotado aos R$ 5,15
- Ibovespa encerra último pregão aos 171.258 pontos
- Bolsa Família junho: CAIXA paga benefício nesta terça (23) para NIS final 5
- Redução de impostos lidera prioridades da indústria para o próximo presidente, aponta CNI
- Bolsa Família junho: CAIXA paga benefício nesta segunda (22) para NIS final 4
Thiago Beraldo, pesquisador e presidente do Grupo de Turismo em Áreas Protegidas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN/IUCN), explicou que a metodologia do estudo aplicou mais de 2 mil questionários em oito UCs federais e também é replicada em vários países.
“Existem duas formas de avaliar uma UC: a análise financeira e a análise econômica. Elas respondem a perguntas distintas e levam a conclusões diferentes. Na análise econômica, avaliamos tudo o que o turista deixa na economia do município onde a Unidade está localizada.”
10º Salão do Turismo
O Salão do Turismo é promovido pelo Ministério do Turismo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. O evento reúne representantes das 27 unidades da Federação e apresenta atrações ligadas à gastronomia, artesanato, cultura, tecnologia e inovação no setor turístico.

