A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) está na fase final de tratativas com a Secretaria de Economia para convocar 718 novos professores para a carreira de magistério. A informação foi confirmada pela secretária de Educação, Iedês Soares, em entrevista ao programa Vozes da Comunidade nesta sexta-feira (12).
Essas vagas correspondem às chamadas “vagas tornadas sem efeito”, originadas de candidatos que optaram por ir para o final da fila no último chamamento, que totalizou 3 mil novos concursados. Segundo a secretária, todo o procedimento interno para a convocação já foi realizado. “Todo o procedimento para essa convocação de 718 candidatos já foi realizado e nós estamos em tratativas junto à Secretaria de Economia. Muito em breve nós acreditamos que esses 718 serão convocados”, afirmou Iedês Soares.
Assista
O papel dos 15 mil contratos temporários
- Fernando Leite destaca programa GDF na Sua Porta como elo com a comunidade
- Com festa no aeroporto, campeões mundiais de robótica desembarcam em Brasília
- GDF prorroga prazo de edital para recuperação ambiental da Bacia do Rio Melchior
- Vacina do SUS funciona: Estudo da UnB mostra recuo de tipo agressivo do HPV no DF
- UnDF encerra inscrições para 216 vagas remanescentes em cursos de graduação nesta sexta-feira
Questionada sobre o alto volume de contratos temporários na rede — atualmente em cerca de 15 mil profissionais —, a secretária defendeu a necessidade desse modelo de contratação para o funcionamento do sistema de ensino do DF.
De acordo com a chefe da pasta, além de substituir professores em regência de classe, os temporários suprem a demanda gerada quando professores efetivos são deslocados para funções técnico-pedagógicas na administração central e nas regionais de ensino. “Para que a secretaria funcione, eu preciso de um corpo técnico também qualificado que não está na sala de aula. Quando esse servidor sai da escola para essa função técnica-pedagógica, nos exige um contrato temporário”, explicou.
A secretária destacou que, embora a gestão esteja trabalhando para ampliar o número de servidores efetivos, o corpo de profissionais temporários é “extremamente qualificado” e atua diretamente na consolidação das políticas educacionais do DF.

