A Liga Mundial de Surfe (World Surf League – WSL) excluiu a etapa de Abu Dhabi Pro, nos Emirados Árabes Unidos, do calendário deste ano do circuito mundial. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (4) pela entidade, que alegou limitações logísticas, como restrições de voos na região, que sofre com a guerra entre Estados Unidos e Irã.
A etapa de Abu Dhabi, inicialmente programada para outubro, já havia sido remarcada pela WSL para o período de 25 a 29 de novembro, na tentativa de manter a competição no calendário de 2025.
“Exploramos todas as opções para manter o Surf Abu Dhabi Pro no calendário deste ano”, disse Ryan Crosby, diretor-executivo da WSL, em nota oficial. “Infelizmente, as condições atuais e as limitações logísticas tornaram impossível seguirmos em frente. Foi uma decisão difícil, mas a certa neste momento. Valorizamos nossa parceria com o Surf Abu Dhabi e esperamos retornar”, concluiu.
Com a retirada da etapa dos Emirados Árabes, o circuito mundial de surfe seguirá com 12 etapas. O formato do Mundial, segundo a WSL, será mantido, com três resultados descartáveis ao longo da temporada.
Faltam apenas quatro etapas para o término do circuito, sendo que a próxima em Trestles, na Califórnia (EUA), definirá os 22 melhores surfistas homens e as 14 melhores atletas mulheres que avançarão para a pós-temporada, que inclui as etapas de Peniche, em Portugal, e Cloud 9, nas Filipinas. Os campeões mundiais serão conhecidos na grande etapa final, a Pipe Masters, no icônico pico de surfe no Havaí.
- Flamengo enfrenta São Paulo nas semifinais do Campeonato Brasileiro Feminino
- Bahia vence Bragantino e inicia 26ª rodada do Brasileirão com vitória
- TV Brasil transmite decisão entre Itabirito e Minas Brasília neste domingo
- TV Brasil exibe neste sábado a final do Brasileirão Feminino A3
- Parataekwondo: Brasil conquista quatro medalhas no Grand Prix na Coreia do Sul
Atualmente, o potiguar Ítalo Ferreira ocupa a vice-liderança do ranking mundial, atrás apenas do italiano Fioravanti. Completando o top 5 estão o atual campeão Yago Dora, o tricampeão Gabriel Medina e o paulista Miguel Pupo. Na disputa feminina, a brasileira-americana Luana Silva ocupa a quinta posição.
Próximas etapas do Mundial 2026:
Etapa 9 – Lexus Trestles Pro – 11 a 20 de setembro de 2026;
Etapa 10 – MEO Rip Curl Pro Portugal – 16 a 25 de outubro de 2026;
Etapa 11 – Philippines Pro apresentado pela Philippine Sports Commission – 31 de outubro a 10 de novembro de 2026;
Etapa 12 – Lexus Pipe Masters – 8 a 20 de dezembro de 2026.

