Caravana pelo uso racional de medicamentos chega a Luziânia nesta quarta (31)

Nesta quarta-feira (31), o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) encerra, em Luziânia, a campanha do mês de maio pelo Uso Racional de Medicamentos (URM) e pela conscientização sobre os riscos da automedicação. A campanha está em vigor nas redes sociais do Conselho com o lema “Medicamento é solução: não deixe virar problema”.

“O mês do Uso Racional de Medicamentos é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a importância de se utilizar medicamentos de forma segura e responsável”, explica Luciana Calil, vice-presidente do CRF-GO, que estará em Luziânia nos dias 30 e 31 de maio.

Segundo ela, a campanha visa alertar para os riscos da automedicação e incentivar a consulta ao farmacêutico, que é o profissional de saúde mais acessível da população. “O farmacêutico pode orientar o paciente sobre a administração correta do medicamento, na dosagem e horário recomendados, e pode evitar interações medicamentosas e intoxicação”, aconselha Luciana Calil.

Na ocasião, a vice-presidente também fará a abertura de evento de capacitação do CRF-GO com farmacêuticos do interior de Goiás. Por meio do programa CRF em Ação, o Conselho percorre o interior, levando serviços e informação.

Em Luziânia, o evento acontece no auditório da Câmara Municipal – Av. Nirson Carneiro Lôbo, 34, Centro – com a palestra “Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS)”, proferida pelo assessor técnico do CRF-GO Odair Campos Filho, das 8h30 às 12h30. Além da vice-presidente, a capacitação contará com a participação do delegado regional do Entorno Sul do CRF-GO, Clézio de Abreu, e do membro do Grupo Técnico de Trabalho de Vigilância Sanitária do CRF-GO Wesley Teixeira Ribeiro.

Medicamento na dose certa

Em vídeo produzido para a campanha pelo Uso Racional de Medicamento, o CRF-GO orienta “Não use medicamentos com dosagem, horário ou receita que não tenham sido feitos para você”. Por meio de imagens, o vídeo mostra que o bolo se passar do tempo vira um problema, que o açúcar em excesso no cafezinho vira um problema e que a pimenta também pode ser um problema se for usada em excesso e se não for o ingrediente certo, na dosagem exata para cada prato específico.

Assista

“Com medicamento também: a diferença do que nos faz bem ou mal é só a dose”, detalha a campanha. O mês do Uso Racional de Medicamentos tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do uso correto de medicamentos e evitar problemas de saúde e desperdício de recursos financeiros.

Todo medicamento oferece efeitos colaterais. O uso inadequado pode causar intoxicações, interações medicamentos e até agravar ou provocar doenças. Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apontam que, somente em 2022, foram registrados 3.006 casos de intoxicação causadas pela automedicação no Estado. Neste ano, até o momento, já foram 932 casos.

RECOMENDAMOS