O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está com inscrições abertas para 434 vagas gratuitas em cursos de qualificação e capacitação profissional nas áreas de teatro e violão. As oportunidades são oferecidas pelas Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) e contemplam sete municípios do estado, representando uma excelente chance para quem busca desenvolver habilidades artísticas e culturais sem custo.
Os cursos possuem carga horária que varia entre 40 e 120 horas, com opções de turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas são totalmente presenciais e destinadas a diferentes faixas etárias, dependendo da modalidade escolhida.
Cidades Contempladas e Distribuição das Vagas
A iniciativa visa descentralizar o acesso à cultura e à formação técnica no estado. As vagas estão distribuídas estrategicamente nas seguintes unidades das Escolas do Futuro:
-
Goiânia (EFG José Luiz Bittencourt): Oferece turmas de Violão (Iniciante) e Teatro (Iniciação), com opções para os turnos vespertino e noturno.
LEIA TAMBÉM- Com investimentos históricos, Daniel Vilela destaca expansão do Graer e reforça segurança em Goiás
- Daniel Vilela comanda entrega de moradias a custo zero e anuncia novos investimentos no Nordeste do estado
- Goiás investe R$ 3 milhões e entrega benefícios para agricultores em Uruaçu
- Goiás reforça segurança e convoca 400 novos policiais penais
- “Eu renasci com esse curso”, celebra dona Raimundinha ao se formar no programa Energia Feminina Goiás
-
Aparecida de Goiânia (EFG Luiz Rassi): Vagas abertas para o curso de Violão nos períodos matutino e vespertino.
-
Mineiros (EFG Raul Brandão Castro): Oportunidades para capacitação em Violão nos turnos matutino e vespertino.
-
Goiatuba (EFG Maria de Lourdes Ribeiro): Turmas voltadas para o aprendizado de Violão nos períodos matutino e vespertino.
-
Valparaíso de Goiás (EFG Fernando Viana): Vagas para o curso de Violão distribuídas entre os turnos matutino e vespertino.
-
Santo Antônio do Descoberto (EFG Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira): Oferta de turmas de Violão nos períodos matutino e vespertino.
-
Piranhas (EFG Professor José de Souza Porto): Vagas abertas para o aprendizado de Violão nos turnos matutino e vespertino.
“As Escolas do Futuro de Goiás cumprem um papel fundamental ao conectar inovação, tecnologia e cultura. Oferecer cursos gratuitos de arte contribui diretamente para a inclusão social e para a descoberta de novos talentos em todas as regiões do estado”, destaca a coordenação pedagógica das EFGs.
Requisitos e Como se Inscrever
Para garantir a participação, os candidatos devem ter idade mínima de 12 ou 16 anos (a depender do curso e da turma escolhida) e ter concluído ou estar cursando o Ensino Fundamental.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente de forma online, por meio do site oficial das Escolas do Futuro de Goiás (efg.org.br). O preenchimento das vagas ocorre por ordem de inscrição, por isso é recomendável que os interessados garantam a matrícula o quanto antes. Os documentos necessários para o cadastro incluem RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.

